Adaptação

Apenas um detalhe atrapalhou o excelente remake da novela Elas por Elas

Trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson enfrentou percalços, mas chega ao fim com saldo positivo

Publicado em 12/04/2024

O remake de Elas por Elas chega ao fim com saldo positivo. A baixa média de audiência é até injusta para uma das melhores adaptações já realizadas na emissora. A trama teve uma ótima evolução em termos de texto, elenco e enredo.

Por outro lado, um detalhe contribuiu bastante para a rejeição inicial do público à obra de Thereza Falcão e Alessandro Marson: a direção. Defitivamente, a equipe de Amora Mautner pecou pelo excesso, sobretudo no começo da história, um exagero típico de novela das sete.

A direção equivocada ainda prejudicou o desempenho de atores até então consagrados, que só acertaram o tom de seus personagens no decorrer da novela. Um problema que afugentou a audiência e contribuiu para os comentários de que a produção estava no horário errado.

Ao trilhar o caminho da comédia, o drama água com açúcar típico das seis se perdeu. Tanto que os números aumentaram quando a história pendeu para o clichê, com ótimos conflitos indispensáveis para uma boa história.

Nesse caso, mérito total dos autores e seus colaboradores. Após o capítulo 100, a qualidade de Elas por Elas foi evidenciada. A trama original já estava praticamente contada, por isso a necessidade de criar novos dramas.

As protagonistas de Elas por Elas
As protagonistas de Elas por Elas

O fato de colocar Mário (Lázaro Ramos) para investigar a morte de Bruno (Luan Argollo) foi genial, uma forma de aproveitar um ótimo personagem, muito bem defendido por seu intérprete. Lara (Deborah Secco) também ganhou destaque ao ficar pobre e Helena (Isabel Teixeira) se revelou uma vilã de tirar o fôlego.

Isabel Teixeira, aliás, foi o grande nome de Elas por Elas. Embora grande parte do elenco tenha feito um ótimo trabalho, a atriz mostrou toda a sua versatilidade como uma megera que pendeu para o humor e para o drama, um papel tão bom quanto a Maria Bruaca de Pantanal.

Além da vilã, todas as protagonistas foram bem exploradas, cada qual com seu espaço. Os segredos e mistérios também contribuíram para deixar a novela mais atrativa, garantindo um ótimo enredo. Por isso, a reta final rendeu boa audiência. Isso sem contar o sucesso de faturamento da trama.

Felizmente, a Globo não exigiu maiores mudanças aos autores, que contaram uma história coerente e linear. Apesar dos pesares, Elas por Elas se consolida como um dos melhores remakes de novela, a exemplo até de outras tramas de Cassiano Gabus Mendes, como Anjo Mau e Ti-ti-ti.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.