Novo programa de Mônica Iozzi no Canal Brasil, Fale Mais Sobre Isso, Iozzi prioriza os temas ligados à política. Em ano de eleições gerais, o que não vai faltar é assunto.
Veja também:
O primeiro episódio estreia nesta segunda-feira (14), às 21h45.
“Eu quero que as pessoas gostem de política”, afirmou a apresentadora. Ela diz que há tempos sonhava em ter um programa do gênero.
A atração dispensou a reunião ao vivo entre a apresentadora e os convidados no estúdio, promovendo encontro virtual entre eles.
Assim, o programa tem a tela dividida entre Mônica e os convidados – em geral são três –, cada qual diante de suas telas de computador.
Tal recurso se popularizou na televisão desse o início da pandemia da Covid-19, principalmente nos programas jornalísticos e canais de notícias.
Em bate-papo virtual para o lançamento do programa, Mônica respondeu a algumas perguntas de jornalistas.
A mediação foi de Simone Zuccolotto, do Canal Brasil.
Mônica Iozzi contou que sempre teve vontade de fazer um programa sobre política exatamente porque sentia que as pessoas não tinham interesse pelo tema.
De acordo com ela, a proposta do programa é não ser panfletário nem estar ligado a nenhum espectro da política.
“A ideia é dar espaço para tudo, exceto discurso de ódio”, ela ponderou.
Sobre o resultado dos episódios, ela admite que gostaria de ter trazido mais diversidade e também mais opiniões ligadas ao universo dos liberais.
“Tentei fazer esse equilíbrio. Não foi muito fácil. Gostaria de ter conseguido um pouco mais”, afirmou.
Mônica complementou: “Ainda não ficou do jeito que eu queria”.
Os convidados
No Fale Mais Sobre Isso, Iozzi de estreia, os convidados são o apresentador e humorista Fábio Porchat, a cantora Majur e o professor de filosofia Leandro Karnal.
Nele, a apresentadora fala da origem da palavra “política”, fazendo referência aos pensadores Aristóteles, Platão, Thomas Hobbes, Rousseau, Marx e Norberto Bobbio.
Para ficar mais com cara de Canal Brasil, cuja marca registrada é a exibição do cinema nacional, entre uma e outra opinião são exibidos breves trechos de filmes brasileiros em todos os episódios.
Episódios
A primeira temporada reúne 13 episódios semanais de aproximadamente 30 minutos.
Participam nomes como Marcelo Adnet, Pedro Bial, Djamila Ribeiro, Marina Silva, Supla, Luis Lobianco, Jup do Bairro, BNegão, Elisa Lucinda, Samantha Schmutz e o cantor Falcão, entre outros.
No segundo programa, estão Heloisa Starling, Luís Lobianco e Bnegão, debatendo o tema Como se Faz um País?.
O terceiro episódio tem o título Ideólogo é Você e os convidados são Sérgio Rodrigues e Marcelo Adnet.
Pedro Bial e Djamila Ribeiro estarão na quarta semana, falando sobre o que são Os Três Poderes.
No quinto programa, o tema é Tecnologia Ajuda ou Atrapalha a Política?, e os convidados são Francisco Brito Cruz, Supla e Samantha Schmutz.
As Dores e as Delícias da Democracia é o tema que pauta o sexto episódio, em que Mônica recebe a acadêmica Lilia Schwarcz, a poetisa e atriz Elisa Lucinda e AD Junior.
Na semana seguinte, participam Celso Rocha de Barros, Xico Sá e Jup do Bairro.
Na segunda metade da temporada, Mônica discute Eleição, o Caos que Vale a Pena com Jairo Nicolau, Falcão e Maeve Jinkings.
Impostos: Por que Pagamos?, com Bernard Appy, João Marcello Bôscoli e Mauro Silva vem a seguir.
Cada um Por si ou o Estado por Todos? terá Samuel Pessoa e Cláudio Manoel.
Na semana seguinte, a apresentadora conversa sobre Religião e Política: Misturar ou Não? com Dr. Hédio Silva Junior e Marina Silva.
O décimo-segundo episódio tem o título Corrupção na Política e recebe Bruno Carazza, Karine Telles e Welder Rodrigues.
Para encerrar a temporada de forma otimista, Iozzi convida Hélio De La Peña e Preto Zezé a pensarem sobre A política que dá Certo.
Carreira
Revelada como repórter no CQC (Band, 2009/2013), Mônica foi apresentadora do extinto Vídeo Show na TV Globo (2015/2016).
A atuação elogiada no vespertino da Globo lhe rendeu o prêmio e melhor apresentadora do ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).
Entre as novelas da Globo em que atuou estão A Dona do Pedaço (2019) e Alto Astral (2014), além da série Vade Retro (Globo, 2017), onde contracenou com Tony Ramos.
No cinema, ela fez os longas-metragens, Turma da Monica – Laços (Daniel Rezende, 2019), Mulheres Alteradas (Luis Pinheiro, 2018), A Comédia Divina (Toni Venturi, 2018) e Superpai (Pedro Amorim, 2015).
No próximo mês de abril, estreia Mar de Dentro (Dainara Toffoli), primeiro longa-metragem de drama protagonizado por Monica Iozzi.
SERVIÇO
Fale Mais Sobre Isso, Iozzi (2022) (13X25’)
Direção: André Barcinski
Apresentação: Mônica Iozzi
Classificação Indicativa: 12 anos
Estreia: segunda, dia 14/03, às 21h45
Horário: segunda, às 21h45 / Alternativos: quinta, às 14h; sábado, às 7h30; e domingo, às 10h15