Agatha (Eliane Giardini) já tem data para aparecer pela primeira vez após assumir que forjou a própria morte em Terra e Paixão.
Veja também:
Ela surgirá no capítulo do dia 15 saindo da prisão e imediatamente encontrando Angelina (Inez Viana), uma das únicas pessoas que sabiam de sua mentira.
Angelina recebe uma carta de Agatha informando que será solta após 20 anos em regime fechado. A governanta leva o recado para Gentil (Flávio Bauraqui), evidenciando uma relação entre ele e a mãe de Caio no passado.
Agatha faz pedido e toma decisão em Terra e Paixão
Assim que sai da porta da prisão e vê Angelina, Agatha cai no choro. Ela retomará a vida que perdeu dentro das grades, tendo sido presa acusada de assassinato de um homem. Tudo indica que o homem seja doutor Evandro (Rafael Cardoso), amante dela, mas Agatha jura de pé junto que foi culpada injustamente.
Agatha e Angelina tomam um táxi e a mãe de Caio faz um pedido inesperado e não tem nada a ver com o filho. Ela quer ver o mar. As duas então partem para a orla da praia do Rio de Janeiro.
Depois, mais aliviada, Agatha comunica a Angelina que voltará para Nova Primavera onde logo chegará e se hospedará na pousada de Lucinda (Débora Falabella).
Agatha conta tudo para Caio
Ao conhecer Caio, Agatha decide revirar o passado para justificar por que forjou a própria morte e também por que passou duas décadas na prisão.
Ela explica ao filho que Antônio era extremamente ciumento e violento com ela. E tudo indica que ele teria descoberto seu romance secreto com o médico que fez seu parto, doutor Evandro (Rafael Cardoso). Sendo assim, o medo de Agatha era ser assassinada pelo personagem de Tony Ramos, então resolveu fingir estar morta, deixando Caio sob os cuidados de Angelina.
Após o parto de Agatha e de sua morte falsa, o médico Evandro desapareceu. Ao que parece, ele foi encontrado morto e quem levou a culpa pela morte foi Agatha. No entanto, a história que a veterana conta para Caio é que sua prisão foi injusta. Outra pessoa teria matado Evandro e ela só estava no lugar errado, na hora errada.