Irandhir Santos retorna a Pantanal como José Lucas de Nada, o filho primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) e se apresenta para o pai buscando reconhecimento.
Veja também:
Sem muitas oportunidades na vida, ele se torna peão e caminhoneiro e promete causar muito reboliço na novela das nove. Na versão antiga de Pantanal, José Lucas foi vivido por Paulo Gorgulho.
Ele chegará à trama na boleia de seu caminhão e é parado por policiais, que pedem seu documento. É quando o público conhece sua identidade.
O personagem então reclama do sobrenome que ganhou da mãe. “Onde a senhora estava com a cabeça quando me deu esse nome?”, murmurará José Lucas.
Nesse mesmo episódio, o filho mais velho de José Leôncio, que ainda não conhece o pai, será roubado por prostitutas.
A mãe de José Lucas de Nada
A mãe de José Lucas de Nada é ninguém menos do que Generosa (Giovana Cordeiro), a prostituta que tirou a virgindade de Zé Leôncio, cena que foi exibida nos primeiros capítulos do folhetim.
Nascido e criado na currutela onde a mãe trabalhava, José Lucas ganhou o sobrenome ‘De Nada’ por ser filho de um pai desconhecido.
Generosa, no entanto, morreu, e o rapaz passou a ser cuidado somente pela avó de consideração, Jacutinga (Glaucia Rodrigues). Não se sabe em qual contexto esta personagem vai aparecer na trama da Globo.
Ao chegar na propriedade, contudo, ele buscará ser reconhecido como filho do fazendeiro. E quanto isso acontece, seu nome passa a ser José Lucas Leôncio.
Vale frisar que, em um primeiro momento, o caminhoneiro se apaixona por Juma (Alanis Guillen) e entra em uma disputa com Jove (Jesuíta Barbosa).
Depois, na reta final, o personagem acaba ficando com Irma (Camila Morgado), após ela ser abandonada por Trindade (Gabriel Sater), com seu filho recém-nascido.
Confira também: Pantanal: Morte de peão de José Leôncio tem a ver com a Muda
Leia outros textos desta colunista.