Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.
Veja também:
Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo. Além disso, os peões mais íntimos, como os finados Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo), sempre disseram que Tadeuzinho era a cara de José Leôncio.
Por conta disso, muito mistério cerca a história sobre a paternidade do filho de Filó. Será que é mesmo Zé Leôncio o pai de Tadeu?
Se o remake da Globo for mesmo baseado na novela exibida em 1990 na Rede Manchete, esse suspense deve se manter até o final da trama.
Quem é o pai de Tadeu?
Na versão original de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Filó (Tânia Alves / Jussara Freire) conta para José Leôncio (Paulo Gorgulho / Cláudio Marzo) que Tadeu é filho dele assim que Madeleine (Ittala Nandi) foge do Pantanal levando Jove.
A segunda fase da novela se inicia e uma longa passagem de tempo ocorre. Zé Leôncio e Filó criam Tadeu, ele cresce e se torna um peão. Isso também ocorreu no remake.
Leia mais: Pantanal: Zé Leôncio de Marcos Palmeira é muito diferente do antigo? Ator explica
A farsa de Filó
Mais para a frente, porém, quase na reta final do folhetim, Tadeu, à época interpretado por Marcos Palmeira, escuta uma conversa entre Filó e Zé Leôncio que indica que o rapaz não é filho biológico dele.
“Eu cuido do Tadeu desde de ‘pititico’…”, diz o fazendeiro. “Mas porque… você sabendo de tudo todos esses anos nunca me falou nada?”, pergunta Filó, que até então não tinha revelado oficialmente que Tadeu não é filho de Zé.
“No fundo eu queria mesmo que ele fosse meu filho”, pontua o patriarca. “Você é o único pai que ele teve… O que me preocupa é o jeito que às vezes você fala com ele… Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele“, afirma Filó, sem saber que Tadeu está atrás da porta ouvindo tudo.
Nesse momento, Tadeu perde o chão e foge da fazenda onde cresceu e mora. Na mata, ele encontra o Velho do Rio (na antiga Cláudio Marzo, na atual Osmar Prado), que lhe dá conselhos sobre a vida.
Tadeu então retorna para casa aceitando o fato de Zé Leôncio ser somente o pai que o criou.
Vale frisar que na edição de 1990 Filó não faz a revelação de quem seria o verdadeiro pai de seu único filho. Como o rapaz reconhece o fazendeiro, essa informação perde a importância e não vem à tona.
Isso aconteceu na versão antiga de Pantanal. Não se sabe se o remake da Globo retomará a mesma história para Tadeu.
Não deixe de conferir também: Galã da época, Zé Lucas de 1990 teve outro papel em Pantanal
Leia outros textos desta colunista.