O peão Alcides está reservado como peça-chave para cenas terríveis que devem acontecer no remake de Pantanal, da Globo.
Veja também:
Juliano Cazarré é quem interpreta o personagem no remake da Globo e se diz ansioso para saber o que o autor, Bruno Luperi, lhe reservou no fim da novela.
Na versão de 1990, exibida na Rede Manchete, quem deu vida ao peão de Tenório foi Ângelo Antônio, ator mineiro de 58 anos.
Assim como na trama reformulada, Alcides se apaixonou por Maria Bruaca. À época, a dona de casa foi vivida por Ângela Leal. Hoje, ela é feita por Isabel Teixeira.
Com o romance descoberto pelo vilão Tenório (Antônio Petrin em 1990 e Murilo Benício agora), ele teve sua vida ameaçada. Por vingança, o fazendeiro resolveu decepar o órgão sexual do rival.
“Foi assustador. A gente não acreditava [que ia fazer a cena]. Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto. Imagina isso no ar naquela época?”, relembra Ângelo Antônio em reportagem recente do jornal O Globo.
“O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real –mesmo sem mostrar o fato consumado”, relata o artista.
Além das cenas aterrorizantes de castração, Pantanal também exibiu a morte de Tenório. Alcides assassinou o patrão enfiando uma lança em seu peito. Depois, o jogou em um rio de piranhas. “Houve um efeito especial, mas eu enfiava a zagaia num boneco”, relembrou o artista.
Leia mais: Antigo Véio do Rio de Pantanal se casou com 4 atrizes e sofreu no fim da vida
Órgão sexual decepado
No remake de Pantanal, Maria Bruaca logo vai se entregar para Alcides, que se torna seu amante recorrente.
Tenório, porém, descobre a traição e arma sua vingança contra o peão. Na entrevista coletiva realizada pela Globo, Juliano Cazarré afirmou que ainda não se deparou com a cena de castração.
“Já li até o capitulo 150 e ela não está lá. Já corri com os capítulos porque também estou curioso pra saber. Mas vamos lá, acho que vai ser divertido”, pontuou o ator. “Eu acho que vai ter. Já saiu em todo lugar que vai ter “, ressaltou o intérprete de Alcides.
Vale dizer que a castração de Alcides não dará certo e o peão só perceberá depois de algum tempo, quando o inchaço e os hematomas desaparecerem por completo.
Confira também: Pantanal: Tudo muda quando Zé Leôncio vê a fotografia do Velho do Rio; confira
Leia outros textos desta colunista.