
Nos corredores da TV Globo e entre as redações de jornalismo de TV, uma teoria cada vez mais forte ganha espaço: a maldição do substituto de William Bonner. Qualquer jornalista que aparece como um possível sucessor do âncora do Jornal Nacional parece acabar fora da emissora antes mesmo de ter a chance de assumir o posto. O mais novo a entrar para essa lista é Rodrigo Bocardi, que após mais de uma década na Globo, foi demitido em 2024.
Veja também:
Rodrigo Bocardi
Bocardi já chegou a ser cogitado para substituir Bonner. Desde 2013, comandava o Bom Dia São Paulo e, nos últimos anos, se consolidou como um dos principais plantonistas do Jornal Nacional. Seu estilo seguro, carisma (duvidoso) e experiência faziam dele um nome natural para ocupar a cadeira mais cobiçada do jornalismo brasileiro. No entanto, assim como outros antes dele, seu destino foi selado antes que pudesse chegar lá.
Evaristo Costa era um grande nome querido pelo público
E essa não é a primeira vez que um possível sucessor de Bonner acaba deixando a Globo. Evaristo Costa foi um dos primeiros a entrar nessa lista. Carismático e muito querido pelo público, era visto como uma das apostas mais fortes para o futuro do JN. No entanto, em 2017, pegou a todos de surpresa ao anunciar sua saída da emissora, seguindo para novos projetos fora da TV.
Dony De Nuccio ganhou o carinho da alta cúpula
Outro nome que despontou como forte candidato foi Dony De Nuccio. Após se destacar no Jornal Hoje, ganhou espaço no jornalismo da Globo e chegou a apresentar algumas edições do Jornal Nacional. Entretanto, em 2019, pediu demissão da emissora, depois de envolvimento com um contrato de prestação de serviços para o banco Bradesco, algo que violava as normas internas da Globo.
Agora, com a saída de Bocardi, a suposta maldição se fortalece. Quem será o próximo a cair? O fato é que, desde que William Bonner assumiu o posto de editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional em 1996, ninguém conseguiu se firmar como seu sucessor natural sem acabar deixando a Globo antes do tempo.
Com Bonner completando quase 30 anos à frente do principal telejornal do país e a inevitável aposentadoria se aproximando, fica a pergunta: quem ousará desafiar a maldição e realmente assumir seu lugar?
O post A maldição do substituto de William Bonner na Globo apareceu primeiro no Canal do Vannucci.