
O escritor Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1988 na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Dono de uma vasta obra literária e de fundamental importância para a história da cultura brasileira, Lobato tem como obra máxima a série de livros do Sítio do Picapau Amarelo, que já teve inúmeras adaptações para a televisão.
Veja também:
Sítio do Picapau Amarelo narra as aventuras fantásticas que se passam no sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. As crianças, ao lado da boneca Emília e da espiga de milho falante Visconde de Sabugosa, protagonizam tramas cheias de magia, que contam com vários seres do folclore nacional como coadjuvantes.
Com a riqueza dos personagens e do universo criado por Lobato, os livros do escritor não demoraram para chegar à TV. A primeira adaptação televisiva da obra foi ao ar em 1952, quando a TV brasileira tinha apenas dois anos. Produzida pela extinta TV Tupi, primeira emissora do Brasil, a série era exibida ao vivo, já que não havia videotape na época.
Nesta fase, Sítio do Picapau Amarelo era um programa semanal, exibido nas noites de quinta-feira, e tinha como único cenário a varanda da casa de Dona Benta. A atração ficou no ar entre 1952 e 1963, e teve Sidnéia Rossi, Suzy Arruda e Leonor Lambertini como Dona Benta, em diversas fases. Tia Nastácia era Zeni Pereira, e Lúcia Lambertini viveu Emília.
Novas emissoras

Em 1963, a TV Tupi encerrou o Sítio do Picapau Amarelo, mas a atriz Lúcia Lambertini queria continuar vivendo a boneca Emília. Ela, então, leva a ideia para TV Cultura, que retoma a atração. Leonor Lambertini e Zeni Pereira também voltam a viver Dona Benta e Tia Nastácia.
Nesta fase, o Sítio do Picapau Amarelo teve apenas uma temporada de 36 episódios, que foram ao ar entre maio de 1964 e março de 1965. Porém, em 1967, foi a vez da TV Bandeirantes apostar na adaptação da obra, trazendo novamente Leonor Lambertini como Dona Benta.
Esta versão foi adaptada por Tatiana Belinky e dirigida por Júlio Gouveia, os mesmos que já haviam produzido antes a primeira versão da TV Tupi. No elenco, estavam Isaura Bruno (Tia Nastácia), Zodja Pereira (Emília), Silvinha Lanes (Narizinho), Adriano Stuart (Pedrinho) e Ewerton de Castro (Visconde de Sabugosa). Esta versão ficou no ar entre dezembro de 1967 e março de 1969.
Globo

Em 1977, o Sítio do Picapau Amarelo ganha a sua mais famosa versão, produzida pela TV Globo em parceria com a TVE Brasil. Os roteiros foram escritos por nomes de peso da teledramaturgia brasileira, como Benedito Ruy Barbosa, Marcos Rey, Silvan Paezzo e Wilson Rocha. A direção-geral e a idealização do programa foi de Geraldo Casé, pai de Regina Casé.
Exibido diariamente nas tardes do canal, o Sítio do Picapau Amarelo consagrou Zilka Salaberry como a mais famosa Dona Benta. Jacyra Sampaio e André Valli foram alguns dos atores a participar do seriado do início ao fim, como Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa. Já Emília teve três intérpretes: Dirce Migliaccio, Reny de Oliveira e Suzana Abranches.
Esta versão do Sítio do Picapau Amarelo ficou no ar entre março de 1977 e janeiro de 1986, totalizando 1550 episódios. Atualmente, episódios desta adaptação estão sendo reapresentados no canal Viva.
Século 21

No início do século 21, o Sítio do Picapau Amarelo retornou à TV, numa nova adaptação da Globo. Nicette Bruno assumiu o papel de Dona Benta, enquanto Dhu Moraes deu vida à Tia Nastácia. Pela primeira vez, uma criança assumiu o papel de Emília: Isabelle Drummond, que se tornou um sucesso como a boneca atrevida.
Esta versão estreou em 2001 e, inicialmente, seus episódios eram baseados nos livros de Monteiro Lobato. Mas, em meados de 2002, o autor Walcyr Carrasco assumiu a autoria, e o Sítio passou a contar com tramas inéditas. A partir de 2005, nova mudança: o Sítio assumiu o formato de novela infantil, com uma trama que se estendia ao longo do ano, contando com grande elenco. Nesta fase, Suely Franco viveu Dona Benta.
Já com a audiência em baixa, o Sítio do Picapau Amarelo teve sua última grande reformulação em 2007, com a renovação de todo o elenco. Nesta fase, Bete Mendes viveu Dona Benta e Rosa Maria Colyn era Tia Nastácia. E ainda: Tatyane Goulart (Emília), Kiko Mascarenhas (Visconde de Sabugosa), Gésio Amadeu (Tio Barnabé) e Solange Couto (Cuca) completavam o elenco.
Contando todas estas fases, o Sítio do Picapau Amarelo ficou no ar entre outubro de 2001 e dezembro de 2007.
Animação

Em 7 de janeiro de 2012, a Globo lançou uma nova versão do Sítio do Picapau Amarelo, desta vez em animação. A série animada do Sítio foi produzida pela Mixer, em parceria com a emissora, e contou com três temporadas, totalizando 78 episódios.
A atriz Gessy Fonseca foi quem deu voz à Dona Benta nesta fase, enquanto César Marchetti foi Visconde de Sabugosa. Já Tia Nastácia tinha a voz da atriz Patrícia Scalvi nas duas primeiras temporadas, e de Patrícia Pichamone na terceira. Larissa Manoela foi Narizinho na primeira temporada, substituída por Luiza Telles Rosa nas seguintes.
Além da Globo, o Cartoon Network também exibiu a série animada do Sítio do Picapau Amarelo, que ficou no ar até setembro de 2016.
Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato