Espetáculo que se tornou um dos grandes sucessos e críticas da última meia década, A Cor Púrpura retorna aos palcos neste mês de agosto para celebrar os cinco anos de sua primeira temporada, em 2019. A montagem entra em cartaz no palco do Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, em 28 de agosto.
Veja também:
Sob a direção de Tadeu Aguiar, A Cor Púrpura foi obra responsável por lançar o nome de Letícia Soares no papel de protagonista de grandes musicais – em movimento rascunhado um ano antes pela passagem da atriz pelo elenco do excelente Se Essa Lua Fosse Minha, de Vitor Rocha e Elton Towersey -, além de ter sido o espetáculo de despedida do jornalista Artur Xexéo (1951-2021), responsável pela tradução do texto.
Baseado no romance homônimo de 1982, de Alice Walker, A Cor Púrpura narra a história de Celie, uma jovem garota negra do sul dos Estados Unidos que, após ser vítima de estupro da à luz duas crianças e é obrigada a se casar com Mister, homem rude que a trata como uma escrava em suas terras.
A vida de Celie começa a mudar com a chegada de Shug Avery, amante de Mister que se torna uma força libertadora para Celie. A obra entrou para a história como um grito de liberdade para mulheres negras ao longo do século 20 ao ser adaptada também para o cinema em 1985, em filme dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Whoopi Goldberg.
A adaptação para os palcos estreou na Broadway em 2005, onde permaneceu em cartaz até 2008 com sucesso tímido de público e crítica, a despeito de ter angariado 11 indicações ao Prêmio Tony. Em 2013, o espetáculo ganhou uma nova montagem em Londres, transferida para a Broadway em 2015 e se transformando no grande sucesso da temporada.
A montagem brasileira estreou em 2019 após quase uma década de especulações de possíveis produções no país. Para o papel de Celie, Aguiar havia escolhido a atriz e cantora Jeniffer Nascimento, que deixou a produção e foi substituída por Letícia Soares, que ganhou os prêmios Bibi Ferreira e Destaque Imprensa Digital, além de indicações ao Shell e ao APTR.
A Cor Púrpura cumpre temporada até o dia 22 de setembro no Rio de Janeiro, e chega a São Paulo em 25 de setembro no palco do Teatro Liberdade, onde deve permanecer até outubro. Os ingressos ainda não estão à venda.