Show

Gota D’Água in Concert celebra montagem que há 15 anos reacendeu chama da obra de Chico

Espetáculo cumpre temporada relâmpago com repertório da obra e parte do elenco original no Rio

Publicado em 30/07/2024

Quando ganhou sua primeira montagem em 1975, Gota D’Água, o musical assinado por Paulo Pontes (1940-1976) e Chico Buarque, se tornou clássico instantâneo não só pela coleção de excelentes canções compostas por Buarque, entre elas a que dá título à obra, mas também pela adaptação de Pontes para a tragédia Medeia, de Eurípedes, localizada em um conjunto habitacional do Rio de Janeiro.

Entretanto, ainda que vocacionada para a posteridade, a obra entrou mesmo para a história graças a junção entre textos, canções e ao trabalho da direção de Gianni Ratto (1916-2005) e, claro, à Joana criada por Bibi Ferreira (1922-2019), responsável por imortalizar a obra na memória nacional, e transformá-la em espetáculo praticamente intransponível.

Ainda que tenha ganhado algumas poucas reimaginações ao longo dos anos, sendo a mais polêmica a Gota D’Água – Breviário, dirigida por Heron Coelho e estrelada por Georgette Fadel, a obra de Pontes e Buarque só ganharia alguma reverberação na nova geração a partir de 2009, quando a atriz e produtora Izabella Bicalho se uniu ao diretor João Fonseca para montar sua própria versão do espetáculo.

Com elenco formado por nomes como Cláudio Lins, Jorge Maya, Kelzy Ecad e Thelmo Fernandes, a montagem de 2009 marcou novo ponto de partida para a obra que, a partir daquela produção, encontrou novo público e um novo ponto de partida para futuras montagens, como a incensada Gota D’Água [A Seco], estrelada por Laila Garin sob a direção de Rafael Gomes.

É em vista do sucesso da montagem de 2009 que Bicalho volta a se reunir com João Fonseca para encenar Gota D’Água in Concert, uma celebração dos 15 anos da primeira montagem que acontece nos dias 02 e 09 de agosto no palco do Teatro Solar de Botafogo, na região sul do Rio de Janeiro.

Bicalho entra em cena para interpretar as canções de Buarque entremeadas pela dramaturgia de Paulo Pontes. Em cena, a atriz será acompanhada por parte do elenco original, entre eles Thelmo Fernandes, Claudio Lins, Edio Nunes, Janaina Azevedo, Jorge Maia, Paula Sandroni e Maíra Kestenberg sob a direção musical de Wladimir Pinheiro.

Serão apenas duas sessões agendadas sempre para às 20h. Os ingressos custam de R$ 40 (meia) a R$ 80 (inteira).