Memória

Espetáculo que marca os 115 anos de Carmen Miranda volta a São Paulo para curta temporada

Renata Ricci dá vida a cantora em peça que põe artista no divã após vaias do público no Rio de Janeiro

Publicado em 16/07/2024

Os 115 anos que Carmen Miranda (1909-1955) teria completado em fevereiro deste 2024 teriam passado em branco pelo noticiário cultural brasileiro não fosse Carmen Miranda – Pra Você Gostar de Mim, monólogo musical em que a atriz Renata Ricci dá vida à cantora em momento delicado de sua trajetória.

Após turnê pelo interior do Rio de Janeiro, a montagem retorna a São Paulo no dia 23 de julho em curta temporada no palco do Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, em Pinheiros, região oeste da cidade.

Com texto assinado por Guilherme Gonzalez e direção de Celso Correia Lopes, Carmen Miranda – Pra Você Gostar de Mim narra o desdobramento fictício de um recorte biográfico da cantora. Em 15 de julho de 1940, após voltar de uma primeira bem sucedida temporada nos Estados Unidos, a artista se apresentou no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, e, rezam as lendas, foi vaiada pelo público que a considerou excessivamente americanizada.

A história se tornou uma das grandes lendas que rondam a figura da artista no imaginário popular. Mas, se levada em consideração a biografia lançada pelo jornalista Ruy Castro em 2005, esse é um mito que pode ser esquecido. A artista não só não teria recebido vaias, como jamais teria se apresentado para seu público habitual na Urca.

De acordo com o biógrafo, a plateia era formada essencialmente por figuras do primeiro governo de Getúlio Vargas (1882-1954), todos ligados de forma umbilical com o movimento nazista que tomava a Europa naquele momento. Ao se apresentar com expressões em inglês e cantando canções que faziam parte de seu repertório americano, Miranda teria sido recebida com frieza e indiferença, o que a decepcionou menos pela apresentação e mais pela situação política em que o Brasil se encontrava.

Contudo, a montagem que cumpre temporada até o dia 27 de agosto, sempre às terças-feiras, dá menos importância ao fato em si e mais ao que teria acontecido depois, posicionando a estrela em uma sala de psicanálise para tentar compreender seu papel como cantora e rejeição de seu país.

Sob a direção musical de Reinaldo Sanches, Carmen Miranda – Pra Você Gostar de Mim cumpre sessões sempre às 20h. Os ingressos custam de R$ 25,00 (meia) a R$ 50 (inteira).