
Considerado um dos principais clássicos da literatura brasileira, Dom Casmurro, de 1899, foi título que coroou a obra monumental de Machado de Assis (1839-1908) ao estabelecer novos caminhos para a narrativa do bruxo do Cosme Velho após produções referenciais, como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), O Alienista (1882) e Quincas Borba (1891).
Veja também:
Por seu caráter imponente e incontornável na história da literatura brasileira é surpreendente que apenas agora o livro inspire uma adaptação musical de sua história. Anunciado na tarde de hoje, 01, Dom Casmurro – O Musical deve chegar aos palcos ainda neste ano de 2024 sob a direção de Zé Henrique de Paula e com texto assinado por Davi Novaes.
Idealizado por Guilherme Gila, que assina a direção musical e as canções originais, Dom Casmurro – O Musical ganhará produção viabilizada por meio de financiamento coletivo e com repertório inspirado em ritmos como o rock and roll e aqueles que compõem a música popular brasileira, genericamente condensados na sigla MPB.
Ainda sem local confirmado para estrear, Dom Casmurro – O Musical dá segmento a projeto iniciado por Gila em 2023, quando estreou A Igreja do Diabo – Um Musical Imoral e Hilário, adaptação do conto A Igreja do Diabo, também de Machado de Assis publicado em 1884, que lhe rendeu um Prêmio Bibi Ferreira e um Prêmio Destaque Imprensa Digital.
Considerado título fundamental no projeto de formação da literatura nacional, Dom Casmurro narra a história de vida de Bentinho, um advogado de uma família rica no Rio de Janeiro que se apaixona por Capitu, uma jovem com quem passou boa parte da infância e adolescência. A história se desenvolve à medida que Bentinho se vê cego de ciúmes quando seu melhor amigo, Escobar, volta para sua vida e passa a se aproximar de Capitu.