O levantamento anual da Glaad (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação), publicado nesta semana, aponta diversidade recorde de personagens da comunidade LGBTQIA+ nas séries da TV aberta americana durante a temporada 2021-2022. Levando em conta o elenco fixo das atrações, 11,9% dos personagens representam pessoas LGBTQIA+, melhor marca registrada pelo relatório, feito há 26 anos.
Veja também:
A Glaad analisou todas as séries do horário nobre das redes ABC, CBS, Fox, NBC e The CW, exibidas de junho de 2021 até maio deste ano (projeção das atrações a estrear ou voltando ao ar). Existem 775 personagens fixos nas produções da TV aberta. Desse montante, 92 (11,9%) são LGBTQIA+.
É um aumento significativo em comparação com a temporada passada (na casa dos 9,2%) e mais de um ponto percentual acima do recorde histórico anterior, registrado na pesquisa de 2019-2020.
Juntando o elenco fixo e o de apoio (49 personagens), aparecem 141 personagens em todas as séries da ABC, CBS, Fox, NBC e The CW.
A Glaad também investigou as séries da TV por assinatura e streamings. Nos canais pagos, 138 personagens LGBTQIA+ deram às caras em séries do horário nobre (87 do elenco fixo, 51 de apoio). É um crescimento de 20% em comparação com a última temporada.
Enquanto isso nas plataformas online, muito mais propensas à diversidade, o número absoluto é maior. Somando séries de oito streamings, foram encontrados 358 personagens da comunidade.
Outros pontos interessantes do estudo é sobre a boa e crescente representatividade de pessoas trans, com 42 personagens espalhados em todas as séries da TV americana. E a porcentagem de mulheres nos elencos (47%) se aproximando da metade.
Clique aqui e veja o relatório completo da Glaad (em inglês).
Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:
Facebook: ObservatorioSeries
Twitter: @obsdeseries