ENTENDA

Executivo explica porque nova American Crime Story passou despercebida

Terceira temporada da franquia não chegou nem perto do sucesso das duas levas anteriores

Publicado em 18/02/2022

Uma das apostas da temporada 2021-2022, a minissérie American Crime Story: Impeachment foi um tremendo fracasso de público, sem repercussão e esquecida no circuito de premiações. A trama sequer repetiu um fio do sucesso das outras duas temporadas da franquia premiada. O chefão do canal americano FX tentou explicar o flop colossal.

“Eu acho que não estar em um streaming jogou contra Impeachment”, disse John Landgraf, presidente do FX, em entrevista à Variety. Ele está falando do ponto de vista dos Estados Unidos, onde a atração só foi exibida no canal pago, sem estar disponível em nenhuma plataforma, seja Hulu ou Netflix.

O resultado foi desastroso em três níveis. No quesito audiência, Impeachment teve média de 632 mil telespectadores, metade do registrado pela segunda temporada (O Assassinato de Gianni Versace) e anos-luz atrás do ano de estreia (O Povo Contra O.J. Simpson), que obteve média de 3,2 milhões de telespectadores.

A audiência medíocre não colocou a narrativa na boca do povo e nem gerou engajamento, ao contrário das duas levas anteriores. Impeachment passou como uma série qualquer, longe de provocar o impacto e incitar debates intensos, igual a franquia produziu anteriormente.

E a soma do desastre se completa com a total ausência no circuito de premiações da temporada, sem nenhuma indicação nos principais prêmios hollywoodianos. Tanto Simpson quanto Versace ganharam as categorias de melhor minissérie no Globo de Ouro e levaram estatuetas no SAG Awards, premiação dos atores, só para citar as cerimônias de começo de ano.

Isso tudo apesar de a história de Impeachment ter muito apelo, sobre o caso extraconjugal e escandaloso entre o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e Monica Lewinsky, então estagiária da Casa Branca. 

O elenco foi de grife, com nomes tipo Sarah Paulson (ACS: Simpson), Clive Owen (The Knick), Margo Martindale (The Americans), Cobie Smulders (How I Met Your Mother), Edie Falco (The Sopranos), Colin Hanks (Fargo), Elizabeth Reaser (Grey’s Anatomy), entre outros.

No Brasil, American Crime Story: Impeachment irá estrear primeiro no canal FX, no ingrato horário da 0h (meia-noite), na virada do dia 10 para 11 de março. Veja o vídeo de apresentação, dublado:

Em tempo: as outras duas American Crime Story (Simpson e Versace) vão deixar a Netflix. As atrações ficam disponíveis na plataforma até 28 de fevereiro.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries