CONTAGEM REGRESSIVA

Segunda temporada de Os Outros estreia em agosto com novas tramas e personagens

Com lançamento previsto para 15 de agosto, a nova temporada promete aprofundar a psique dos personagens e trazer novas surpresas para os fãs

Publicado em 30/07/2024

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, o roteirista Lucas Paraizo conta que estava em uma reunião de condomínio do seu prédio, recentemente, quando uma das moradoras do local o indagou: ‘Você não é o cara que escreve [a série] ‘Os Outros’?’. ‘Eu respondi: ‘Xiu… Fala baixo’’, relembra ele, entre risos.

Aconteceu situação semelhante com a diretora da produção, Luisa Lima. Ao chegar aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, uma recepcionista a abordou perguntando quando seria disponibilizada a segunda temporada da produção.

‘Levei um susto, porque não sou atriz. Não necessariamente as pessoas me reconhecem. Mas fiquei super feliz. Nós temos recebido essa manifestação espontânea das pessoas’, relata.

Popular com o público e elogiado pela crítica —neste ano, levou o prêmio de melhor série da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) — Os Outros vai ganhar uma nova leva de episódios a partir de 15 de agosto.

Nesta segunda temporada, Paraizo e Lima afirmam que o objetivo é manter a essência da produção, mas, ao mesmo tempo, conseguir surpreender os espectadores ao avançar no debate de outros assuntos.

A intolerância continua sendo o tema central da série, representado na convivência problemática entre vizinhos em um condomínio. ‘Mas, para avançar na discussão, temos que avançar também em suas consequências e repercussões. E uma delas é o perdão. Somos mesmo capazes de perdoar? O que perdoar significa para cada um?’, diz o roteirista e criador da produção.

‘Na primeira temporada, a gente começava com um soco na cara do Marcinho [Antonio Haddad], um cuspe na cara do Wando [Milhem Cortaz], e essas ações geravam reações de vingança e isso ia escalonando até situações trágicas e absurdas’, diz Lima.

‘Agora, as situações escalonam, sim, a intolerância é o ponto de partida, mas a gente aprofunda mais esses estados psíquicos dos personagens, seus traumas, seus lutos, seus medos, seus desejos. Isso muda um pouco a linguagem e traz outras camadas’, explica ela.

Outra mudança será o cenário. Se na primeira temporada a trama se passava em um condomínio de prédios de classe média na Barra da Tijuca, no Rio, nesta segunda temporada a história se desloca para outro lugar, embora no mesmo bairro: um condomínio de casas de classe alta.

Os episódios também darão uma resposta para uma pergunta que ficou em aberto da primeira temporada: onde está Marcinho?

Além do ator Antonio Haddad, que interpreta o jovem, Adriana Esteves —que faz Cibele, mãe de Marcinho— e Eduardo Sterblitch, que dá vida ao inescrupuloso Sérgio, também estarão de volta. E outros personagens são adicionados, como Raquel, papel que será interpretado por Letícia Colin, Paulo (Sérgio Guizé), Maria (Mariana Nunes), seu Durval (Luis Lobianco), entre outros.

Paraizo, que desde o início pensou a produção como uma trilogia, conta que já escreve uma terceira temporada, em que a história vai se passar em uma região de serra. Ele não dá detalhes da trama, adiantando apenas que dois personagens seguirão na parte final: Cibele e Marcinho.

Produção original do Globoplay, a segunda temporada de Os Outros terá 12 episódios. Os três primeiros serão liberados em 15 agosto. Na semana seguinte, no dia 22, outros três episódios ficarão disponíveis aos assinantes. E, a partir de 29 de agosto, serão divulgados dois episódios por semana.

Assuntos relacionados: