As notas da série Ms. Marvel nos sites de avaliação Metacritic e IMDb despencaram nesta quarta-feira (8), dia do lançamento da atração no Disney+. Internautas atacaram os espaços que permitem votação do público e passaram a dar notas baixas para a trama sobre uma heroína muçulmana americana, cujos pais são imigrantes paquistaneses.
Veja também:
No Metacritic, a nota dos membros é de 4,9 (de 10), um contraste bem grande se comparado com as avaliações dos críticos computadas pelo mesmo site, que aponta a boa nota 77 (de 100) na média geral. Como quem classifica a série pode escrever algo, dá para ter uma noção do motivo de tanta negatividade.
A bronca vem de um discurso fundamentalista conservador e preconceituoso, atacando a diversidade de Ms. Marvel, principalmente a essência da série, por ter uma protagonista muçulmana de origem paquistanesa. Uma pessoa escreveu: “Mais uma propaganda politizada vinda de grandes corporações [Marvel/Disney]“. Outro deixou registrado que “é um lixo” feito “pela esquerda.”
Como houve esse levante do mal, teve quem procurou balancear. “A série não é lá essas coisas, mas não merece todo esse ataque de ódio. Vou dar uma nota 10 para equilibrar”, disse um internauta. “Ignore os reviews racistas”, comentou outro membro.
No site IMDb, pessoas registradas podem dar notas de 1 a 10 para qualquer série. Nesta quarta, prevaleceu o julgamento negativo para puxar a nota média para baixo, que neste momento está em 6,3 (de 10).
Há um alto volume de notas 10 ou 1. A menor avaliação recebeu 906 votos (24,8% do total). Enquanto a maior apresentou 1.479 votos (40,4%). As notas negativas vem mais das mulheres acima de 45 anos (3,7, na média). E as mais positivas são dos homens menores de idade (7,7).
Ms. Marvel não é a primeira produção da Marvel a sofrer um ataque desse tipo. A série Cavaleiro da Lua passou pelo mesmo, assim como o filme Eternos (este por abrir espaço a personagens da comunidade LGBTQIA+).
Episódios inéditos de Ms. Marvel serão lançados toda quarta-feira, no Disney+. ⬩