A rede americana NBC cancelou a série New Amsterdam. Segundo informações do site Deadline, o drama hospitalar vai ter apenas mais uma temporada, a quinta, composta de 13 episódios. Lançada em 2018, a atração teve um começo promissor no quesito audiência. Contudo, hoje entrega performance abaixo da média em comparação aos outros dramas da emissora do conglomerado NBCUniversal.
Veja também:
Os primeiros passos de New Amsterdam foram tão avassaladores que em janeiro de 2020, quando a série não estava nem na metade da segunda temporada, a NBC anunciou uma renovação tripla, tratamento dado a atrações do nível de This Is Us e da franquia Chicago.
Uma visão diferente
O principal apelo do drama hospitalar estrelado por Ryan Eggold é mostrar o outro lado das produções médicas, que geralmente são ambientadas em hospitais e clínicas particulares luxuosas. Prática que, de certa forma, exibe ao mundo uma imagem da medicina americana bem longe da realidade.
Eggold interpreta o médico Max Goodwin. No início da narrativa, ele se torna o diretor do New Amsterdam, localizado em Nova York, um dos hospitais públicos mais antigos dos Estados Unidos. O doutor tem como meta reformar o modelo de administração da instituição, se livrando da burocracia para melhor atender os pacientes.
Esse retrato mais cru e verídico de um hospital geral, mostrando adversidades rotineiras no trabalho de médicos, gerou muitos elogios. Um em especial veio da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Em carta entregue a David Schulner, o criador da série, a entidade parabenizou a atração e reforçou que “muitos de nós da OMS apreciamos o seu esforço e a sua série.”
New Amsterdam mostrou muitas histórias não contadas em outros dramas médicos, como o impacto do lixo hospitalar no ambiente até as sérias questões vividas pelos norte-americanos em relação aos planos de saúde. Cabe ressaltar que não há atendimento gratuito de saúde nos Estados Unidos. Um paciente qualquer precisa custear até o resgate da ambulância, por exemplo.
No Brasil, New Amsterdam está disponível no Globoplay (somente as duas primeiras temporadas). Nos EUA, a quarta leva atualmente está no ar. ⬩
____
Conheça a página de séries do Observatório da TV