De acordo com o Omelete, a temporada de Monstros: Irmãos Menendez – Assassinos dos Pais chocou toda uma geração ao apresentar o caso de assassinato de um dos nomes mais importantes da indústria da música dos anos 1980. Interpretado por Javier Bardem, José Menendez foi retratado como um pai monstruoso, que destruiu a vida dos filhos até que eles se tornassem sociopatas e o matassem.
Veja também:
Em entrevista ao Omelete, Bardem disse: ‘Não precisei necessariamente saber ou ter uma opinião sobre ele, honestamente. O que me concentrei mais foi em realmente cavar seu passado e sua própria história como criança. E como isso determinou seu presente e seu futuro como ser humano’.
Ele explica que o passado de José Menendez é o gatilho para tudo o que acontece na trama. ‘E é sobre isso que a história fala, o trauma através das gerações, a dor que uma criança sofre. Se não for tratado adequadamente e na hora, vai afetar duas gerações futuras. E, por isso, eu estava mais interessado em entender e tentar andar por aí do que pensar se ele era culpado ou inocente’.
Mas, mesmo com as ponderações sobre o possível passado do milionário, ele diz: ‘Claro que ele fez coisas horríveis. Não há dúvida sobre isso. Agora, de onde essas ações estavam vindo, era o que era mais atraente para mim interpretar’.
Falando especificamente do personagem, Bardem diz que ‘eu descreveria José Menendez como um homem que foi traumatizado por sua educação e por sua família. E como isso teve um efeito terrível em seus próprios filhos’.
Os irmãos Lyle e Erik Menéndez foram manchete nos Estados Unidos no ano 1993, quando foram julgados pelo assassinato de seus pais, ocorrido em 1989. A dupla, que alegou ter agido em auto-defesa, foi declarada culpada e permanece na prisão até hoje.
O elenco da série conta com Javier Bardem (A Pequena Sereia) e Chloë Sevigny (Boneca Russa) no papel dos pais e a dupla Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez como os protagonistas.
As duas temporadas de Monstros estão disponíveis na Netflix.