Os dias da série Westworld chegaram ao fim quando a HBO optou por cancelar o drama de gênero, depois de quatro temporadas.
Veja também:
A mudança foi recebida com surpresa, embora estivessem cogitando a ideia. A quarta temporada terminou há dois meses e meio, deixando a HBO levar um tempo com a decisão de renovação, permitindo que a temporada encontrasse uma audiência no HBO Max.
Desde o seu início, Westworld foi considerado uma grande mudança para a HBO, devido ao valor absurdo de produção.
Só a primeira temporada da série custou cerca de 100 milhões de dólares – alto para os padrões de 2016. A despesa foi justificada quando Westworld mostrou sua força e foi recompensada com uma rápida renovação da segunda temporada, lembrando que o drama se tornou um das primeiras produções de alto padrão a ficar fora do ar por quase dois anos entre as temporadas.
Pela primeira temporada, considerando a visualização atrasada e multiplataforma, tivemos cerca de 12 milhões de espectadores. Já a última temporada da série caiu para 4 milhões de espectadores.
Isso não é suficiente para justificar a despesa da série, considerando que a HBO entregou uma nova derivada de Game of Thrones por 125 milhões de dólares. A Casa do Dragão atraiu cerca de 29 milhões de espectadores por episódio em todas as plataformas ao longo de sua primeira temporada.
A quarta temporada de Westworld, que novamente contou com apenas oito episódios, custou pelo menos 160 milhões de dólares.
Westworld, que mudava de cenário a cada duas temporadas em um movimento direto do filme, não era um programa barato para produzir e comercializar. E com a audiência diminuindo nas duas últimas temporadas, enquanto a HBO se comprometeu com outros projetos de alto padrão que talvez sejam mais bem-sucedidos e econômicos, não fazia mais sentido retornar para uma quinta temporada de Westworld.
Para assistir Westworld, cliquem e assinem o UOL Play para conferir o melhor da HBO Max.