TERROR GÓTICO

Entrevista com o Vampiro, a saga reimaginada na série que desafia convenções, estreia no Prime Vídeo

Explorando o mundo LGBTI+ e além: uma nova abordagem na adaptação do clássico de Anne Rice

Publicado em 29/05/2024

Chega nesta quarta-feira (29) ao Prime Vídeo, a série Entrevista com o Vampiro, terror gótico da AMC, baseada no livro de mesmo nome escrito por Anne Rice em 1976, lançada em 2022, e que finalmente estreia no Brasil.

De acordo com o Portal Terra, Entrevista com o Vampiro começa quando, Louis (Jacob Anderson), um vampiro negro e queer de 145 anos, decide chamar Daniel Molloy (Eric Bogosian), um jornalista para quem ele concedeu uma entrevista inédita 49 anos antes, para revelar de vez toda a sua história.

A série, portanto, gira em torno dessa entrevista e das memórias contadas pelo personagem, transformado ainda no começo do século 20 em vampiro por Lestat de Lioncourt (Sam Reid), um carismático e hedonista vampiro francês.

Ao longo da produção, acompanhamos as tentativas de Louis de se adaptar a sua condição de criatura noturna, na qual vive em culpa por sua necessidade de sangue humano, impossível de ser aplacada apenas com sangue de animais.

Em luta constante consigo mesmo, o personagem vive altos e baixos no relacionamento com Lestat, se vê tendo que cuidar de Claudia (Bailey Bass), uma adolescente vampira a quem vê como filha, e ainda tendo que lidar com os preconceitos referente a sua cor de pele.

Quem achou o nome da série familiar, mesmo nunca tendo ouvido falar da obra de Anne Rice, talvez tenha se lembrado do filme Entrevista com o Vampiro, de 1994, primeira e mais famosa adaptação do romance para o audiovisual.

Dirigido por Neil Jordan, e estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt — na pele, respectivamente, dos vampiros Lestat e Louis —, o longa-metragem é um dos títulos mais famosos e aclamados do terror gótico, tendo recebido duas indicações ao Oscar e lançado a atriz Kirsten Dunst, na época ainda uma criança, para o estrelato.

Diferente da série da AMC, no entanto, o filme dos anos 90, assim como a obra original de Rice, esconde o romance dos personagens, nunca tratando de maneira explícita a orientação sexual dos dois, embora haja um subtexto muito forte sobre seus sentimentos.

A decisão de colocar isso em primeiro plano e debater o mundo LGBTI+ do ponto de vista dos vampiros (Louis é um homem queer que não se assumiu publicamente) é, inclusive, um dos principais diferenciais do show de 2022, que traz ainda discussões de raça e identidade para o centro de sua narrativa.

Dividida em sete episódios, a primeira temporada de Entrevista com o Vampiro já está disponível no catálogo da Amazon Prime Video. A segunda temporada, ainda sem data para desembarcar no Brasil, conta com oito episódios ainda em exibição pela AMC.