MOMENTO HISTÓRICO

Documentário 1971: O Ano em que a Música Mudou o Mundo mostra como a música redefiniu uma época

A série documental na Apple TV+ revela, através de imagens de arquivo e entrevistas, a influência de ícones musicais nas mudanças históricas e culturais dos anos 70

Publicado em 31/07/2024

É por isso que é tão interessante assistir a documentários como 1971: O Ano em que a Música Mudou o Mundo, que exploram um ano importante não em termos de grandes discos, mas daqueles que mudaram o curso e afetaram a cultura da época de forma significativa. Na Apple TV+, você pode assistir a esses fascinantes 8 episódios sobre esse momento histórico.

Por meio de imagens de arquivo e entrevistas com várias pessoas, a série mostra como os ícones musicais da época influenciaram as mudanças que estavam ocorrendo na história. Aretha Flankin, Bob Marley, Marvin Gaye, Rolling Stones ou The Who são apenas alguns dos artistas abordados no documentário.

Um dos especialistas em documentários, Asif Kapadia, mergulha de cabeça na exploração de um dos principais momentos da cultura pop, quando o otimismo dos anos sessenta é substituído pela crescente paranoia dos anos setenta. Quando os Beatles acabaram e surgiram os grandes artistas da música negra. Quando muitos músicos entram em ação para comentar algumas injustiças globais.

Em vez de comentários de pessoas que viveram o momento, no estilo de um documentário sobre os bastidores da música, a série usa uma extensa filmagem de arquivo que é entrelaçada em um estilo quase de ensaio em vídeo. Ao fazer isso, ela busca recriar um momento que não só é lembrado, mas que ainda ressoa na cultura contemporânea.

Ele não se concentra exclusivamente nas músicas, nos discos que foram tocados, mas traça muito bem os momentos que precederam o que acabou sendo um importante ponto de virada cultural. Alguns momentos, como o Concerto de Bangladesh, são um casamento perfeito entre a música e a mudança política que estava ocorrendo.