ESTREIA

Chimp Crazy: o mundo secreto e controverso da criação de chimpanzés

Entre o amor e o perigo, a série documental da HBO explora os limites da convivência entre humanos e chimpanzés

Publicado em 19/08/2024

De acordo com o portal Avisando, a série documental original de quatro episódios da HBO, Chimp Crazy, produzida e dirigida pelo cineasta Eric Goode (Tiger King), é a estreia deste domingo (18), às 23h, na Max e no canal HBO. Os novos episódios serão disponibilizados todos os domingos.

Tonia Haddix, uma ex-enfermeira que se tornou agente de vendas de animais exóticos, e se autodenomina a “Dolly Parton dos chimpanzés”, passa os dias cuidando de animais em cativeiro. No entanto, o seu amor por um chimpanzé se transforma em um jogo de gato e rato com as autoridades e um grupo de defesa dos direitos dos animais. Através das experiências de Tonia e de outras “mães chimpanzés”, Chimp Crazy revela os laços únicos que se constrói entre os proprietários e seus animais de estimação. A série expõe os riscos que os humanos correm ao tentar criar esses animais como membros de sua família, bem como os riscos para o bem-estar dos próprios animais.

Alternadamente hilário e trágico, enquanto se desenrola com o ritmo e o suspense de um thriller, Chimp Crazy apresenta o mundo cativante, muitas vezes incompreensível e secreto da criação de chimpanzés. Tonia cuida de sete chimpanzés em cativeiro criados para comerciais, sessões de fotos e filmes. Ela tem um carinho especial por Tonka, uma chimpanzé fêmea aposentada de Hollywood de 32 anos, a quem ela afirma amar mais do que seus próprios filhos. Os acontecimentos tomam um rumo inesperado quando Tonka desaparece e Tonia enfrenta uma ação judicial movida pela PETA. Ela responde colocando Tonka e ela mesma no epicentro de uma saga de anos envolvendo sua família, autoridades, um palhaço disfarçado e o ator Alan Cumming, que estrelou ao lado de Tonka no filme Buddy, de 1997.

Rememorando outras histórias dramáticas de chimpanzés que vivem em cativeiro, Chimp Crazy aborda as complexidades em torno da propriedade privada de animais exóticos e a loucura de atribuir características humanas a macacos em cativeiro que não têm controle sobre onde ou como vivem.