NO GLOBOPLAY

Betinho – No Fio da Navalha retrata o legado de um herói brasileiro

A série biográfica que narra a vida inspiradora de Herbert de Souza

Publicado em 01/12/2023

O grande lançamento dessa sexta-feita (01), no Globoplay, é a série biográfica Betinho – No Fio da Navalha. Ela narra a história do homem que se tornou um símbolo no combate à fome no Brasil, o sociólogo Herbert de Souza.

Em 1993, Betinho criou o maior movimento social de combate à fome no Brasil, que está completando 30 anos em 2023, o Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Uma grande mobilização da sociedade para enfrentar uma urgência: levar comida a quem não tem.

A obra fala de dor, luta e amor pelo próximo, narrando a trajetória de Betinho desde sua adolescência, onde é interpretado pelo ator Antônio Haddad. Em seu caminho, o ativista enfrentou a AIDS, a ditadura militar, a hemofilia e tantos outros obstáculos pessoais, mas escolheu a fome da população como seu principal inimigo.

Betinho – No Fio da Navalha é uma série que conta a história de um herói verdadeiro, um herói possível, um herói também em todas as suas falhas e todo seu realismo. O idealismo. Retrata sua luta por grandes causas sociais, em especial o combate à AIDS e à fome, e resgata momentos importantes da vida do homenageado entre os anos 1960 e 1990, intercalando imagens de diferentes fases de Betinho.

Leandra Leal como Irles, em Betinho - No Fio da Navalha
Leandra Leal como Irles, em Betinho – No Fio da Navalha (Divulgação/Globoplay)

No elenco, o ator Filipe Bragança revive a relação entre filho e pai ao interpretar Daniel Souza, primogênito de Betinho. Dando vida a Dona Maria, mãe do protagonista, em fases diferentes, estão Sílvia Buarque e Walderez de Barros dividindo o papel. Já Ravel Andrade, encara uma inusitada irmandade dentro e fora de cena – os atores são irmãos na vida real – com Julio Andrade, vivendo o irmão mais novo do sociólogo, Chico Mário. Outro irmão de Herbert de Souza que ganha destaque na trama é Henfil, cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro, personagem de Humberto Carrão. No campo afetivo, Leandra Leal é Irles Carvalho, primeira mulher do sociólogo e mãe de Daniel; e Julia Shimura é Maria Nakano, sua companheira até o fim da vida e mãe de seu segundo filho, Henrique. E Andréia Horta, como a publicitária e ativista social Nádia Rebouças. 

Outra efeméride também marca a data em que a produção chega ao Globoplay: no dia 1º é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A obra em oito episódios, foi criada por José Junior e tem direção geral de Lipe Binder. Serão disponibilizados dois episódios por semana todas as sextas-feiras.