STALKER

Bebê Rena: a verdadeira Martha se pronuncia

O sucesso da série da Netflix é obscurecido por acusações de representação inadequada e perseguição pessoal

Publicado em 30/04/2024

Não se fala em outra coisa no mundo das séries a não ser Bebê Rena, o mais recente grande sucesso da Netflix, que levou a produção ao topo das séries mais assistidas do serviço de streaming.

Porém, nem todo mundo está feliz com o sucesso da novidade, especialmente os envolvidos na história, inspirada em acontecimentos reais vividos pelo criador, roteirista, produtor e protagonista Richard Gadd.

De acordo com a Rolling Stone Brasil, em entrevista ao Daily Mail, uma mulher – que alega ter inspirado a stalker Martha (Jessica Gunning), mas que o jornal britânico preferiu não revelar o nome – afirmou que Gadd está fazendo ‘bullying com uma mulher mais velha na televisão por fama e fortuna’.

Ela ainda revelou ter sido identificada por apoiadores da versão do ator, roteirista e produtor da história e que, desde então, vem recebendo ‘ameaças de morte e abuso dos apoiadores de Richard Gadd’ online. 

‘Ele está usando Bebê Rena para me perseguir agora’, declarou. ‘Eu sou a vítima. Ele escreveu a droga de uma série sobre mim’.

Em diferentes entrevistas após o lançamento da série, Gadd afirmou e reafirmou que tentou esconder a identidade da verdadeira Martha, mudando diferentes aspectos da personagem para que a sua contraparte não fosse identificada. No entanto, as duas “Marthas” ainda conservam semelhanças, como a nacionalidade escocesa, a graduação em Direito e a diferença de 20 anos de Gadd.

Para a “Martha original”, que o Daily Mail alega ser uma mulher de 58 anos vivendo em sozinha em um flat no centro de Londres, as duas até se parecem fisicamente, especialmente ‘após eu engordar durante a quarentena [pela pandemia de coronavírus], mas eu não sou realmente desagradável’.

Em Bebê Rena, Gadd interpreta o comediante Donny Dunn – uma versão de si mesmo -, que está desesperado para realizar o seu sonho de viver da sua arte. No entanto, enquanto isso não acontece, ele trabalha como atendente em um bar de Londres.

No que parecia ser mais um dia comum, Martha (Jessica Gunning) entra no estabelecimento. Dunn pergunta o que ela gostaria de beber, mas a mulher, que se apresenta como uma advogada de grandes personalidades, diz que não tem dinheiro. Compadecido o bartender oferece uma xícara de chá como cortesia, sem saber que estava dando início a uma relação perturbadora com a mulher.

Assuntos relacionados: