A atriz Ellen Pompeo é a essência de Grey’s Anatomy. Apesar disso, a trama se distancia cada vez mais da personagem dela, a cirurgiã Meredith Grey, cujo sobrenome está no título da série e na placa do hospital (Grey Sloan Memorial) onde a ação acontece; além de ser a narradora. No episódio mais recente, exibido na quinta-feira (7) nos Estados Unidos, houve o movimento mais categórico para tirar Meredith do núcleo da história. Será que Grey’s Anatomy sobrevive a isso?
Veja também:
[Atenção: spoilers a seguir]
Na atual 18ª temporada, passados 15 episódios, Meredith Grey ficou mais tempo fora do Grey Sloan do que dentro. E as narrativas de quem andou pelos corredores do hospital foram cativantes. O mundo continuou girando enquanto a cirurgiã famosa trabalhava na cidade de Minnesota em um projeto inovador na busca pela cura da doença de Parkinson.
Meredith fez um belo e eficiente trabalho, colhendo resultados. A consequência foi ela receber uma oferta para deixar o Grey Sloan definitivamente e trabalhar em Minnesota. A proposta, pelo ponto de vista financeiro e profissional, é irrecusável. O que a manteria em Seattle seria o apego ao hospital que a criou como médica.
Ela decidiu aceitar a oferta e ir para Minnesota, isso dito apenas ao namorado Nick Marsh (Scott Speedman), sem oficializar a saída. Os desdobramentos disso serão vistos no próximo episódio de Grey’s Anatomy, apropriadamente intitulado de Should I Stay or Should I Go (Devo Ficar ou Ir, em tradução direta).
Vida sem Meredith Grey por perto
Grey’s Anatomy já tirou médicos do Grey Sloan e mesmo assim continuou acompanhando os passos deles, como na 16ª temporada. Após demissão em massa, Alex Karev (Justin Chambers) e outros doutores passaram a atender no PacNorth, um hospital precário, oportunidade para mostrar o cenário real da saúde nos Estados Unidos.
Ou seja, Grey’s Anatomy pode continuar mostrando Meredith fora de Seattle. Outra possibilidade é diminuir o tempo de cena dela, lembrando a temporada passada, na qual a cirurgiã ficou quase todos os episódios em coma.
Um fator importante a se considerar aqui é a fadiga que a atriz Ellen Pompeo explicitamente já demonstrou, sobre interpretar a mesma personagem por quase duas décadas. São inúmeras as entrevistas com mensagens, diretas e indiretas, nas quais ela diz (usando outras palavras) que está de saco cheio de Grey’s Anatomy.
O drama médico está com 19ª temporada confirmada. Então, a série vai continuar seja Meredith realmente deixando o Grey Sloan ou não. Tirá-la de cena, colocando-a de escanteio, seria um recurso para manter a estrela na atração sem exigir muito dela, diminuindo o espaço na frente das câmeras.
Nas últimas temporadas, Grey’s Anatomy tem feito, mesmo sem querer querendo, testes ao deixar Meredith como coadjuvante, aparecendo esporadicamente ao longo dos episódios, e investindo em outros personagens. Histórias empolgantes para tocar essa estratégia não faltam.
Mas por se tratar de Grey’s Anatomy, tudo pode acontecer. Não deve ser descartada a virada na decisão de Meredith de desejar morar e trabalhar em Minnesota.
O programa de residência médica no Grey Sloan corre perigo de ser fechado de vez e ela, como uma verdadeira heroína, teria a chance de assumir a responsabilidade de salvar o programa que a fez ser uma cirurgiã renomada.
Só em maio, quando Grey’s Anatomy voltar com episódios inéditos nos EUA, que será revelado se Meredith irá ficar ou vai partir.
No Brasil, o canal Sony exibe, nas noites de terça, os novos capítulos da 18ª temporada do drama médico. ⬩