Reprise no Viva

Resumo dos capítulos de Força de Um Desejo que vão ao ar nesta semana

O Barão consegue se livrar da prisão, e Higino nega a mão de Alice a Abelardo

Publicado em 09/01/2023

Resumo dos capítulos 67 a 72 da novela Força de Um Desejo, de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, que serão exibidos de 9 a 14 de janeiro, às 15h30 (horário alternativo às 23h45), no canal Viva.

Segunda-feira, 9 de janeiro – Capítulo 67 de Força de Um Desejo

Barão é preso, após golpe de Higino. Abelardo se revolta com a prisão do pai. Higino, se faz de bom moço e diz que ficará na fazenda para cuidar do patrimônio da Associação. Sobral se revolta e parte para cima de Higino, mesmo algemado.

Idalina procura Olívia para pedir que a moça entregue a carta que pegou do quarto de Palmira. Olívia finge que era a amante de Inácio na corte. Jesus e Rosália defendem o Barão e Luzia vai contra. A notícia da prisão do Barão corre por toda a Vila de Santana e as opiniões se dividem contra e a favor dele.

Guiomar pergunta se Bartolomeu sentiu sua falta. Os dois trocam farpas e ela o provoca. Trajano defende o Barão para seu avô. Conselheiro Cantuária diz que contra fatos não há argumentos e conta que deixou o Barão sozinho na sala do cofre. Trajano diz que não acredita na culpa do Barão, que diz ter certeza de que Higino está por trás da tramoia.

Olívia arma um esquema para avisar Ester sobre a prisão do Barão e Jesus vai ao seu encontro. Ester pede que Olívia seduza Higino, que está na biblioteca guardando o dinheiro, para distraí-lo. O plano dá certo e Olívia consegue tirar Higino da Biblioteca.

Enquanto isso, Mariano entra e troca os envelopes do dinheiro da associação. Ester entra em casa fingindo estar chegando da Vila e diz que o dinheiro da biblioteca é seu, de uma venda de suas joias. Ester diz que o valor foram 28 contos de réis e Higino reitera que foram 25 contos.

Todos vão à biblioteca conferir a quantia. Enquanto isso, Trajano vai ao banco e devolve o dinheiro ao cofre. Após conferir a quantia da biblioteca, o inspetor confirma os 28 contos. Em seguida, todos vão à associação e encontram os 25 contos no cofre.

Higino chama Sobral de ladrão e o Barão dá um soco no rival. O Barão se livra da prisão. Inácio desconfia que há algum empregado ou escravo que esteja de conluio com Higino. Sobral fala para Abelardo e Inácio que quer vender a fazenda e diz que nada mais importa, a não ser a presença de Ester ao seu lado.

Terça-feira, 10 de janeiro – Capítulo 68 de Força de Um Desejo

Abelardo e Inácio tentam demover o barão da ideia de vender a fazenda. Ester conversa com o Barão para tentar convencê-lo a não vender a fazenda. Olívia conta para Ester que assumiu que era a amante de Inácio na Corte.

Higino se revolta sem entender como o Barão se livrou da cadeia. Bartolomeu, ao escutar, alfineta Higino. Rosália conta, emocionada, sobre a história da vez em que Barão salvou a fazenda de uma inundação e o convence, por fim, a não vender mais a propriedade.

Sobral avisa aos filhos e Ester que não venderá mais a fazenda, mas que venderá objetos e a casa da corte para levantar dinheiro. Idalina comemora o leilão dos bens de Sobral. Abelardo se revolta com o leilão. Bárbara diz querer ser uma dama e pretende procurar Guiomar para ser sua professora.

Higino vai à loja de Olívia e tenta seduzi-la. Alice vai de encontro a Abelardo que a dispensa, mais uma vez. Ao chegar ao barbeiro, Abelardo descobre do dote para quem casar-se com Alice. Olívia conta para Abelardo que Juliana é apaixonada por ele.

Abelardo começa a enxergar Juliana com outros olhos. Inácio recebe recado de Leopoldo, mas ao chegar descobre que foi Idalina que mandou chamá-lo. Abelardo fala para Trajano que se casará com Alice para pegar seu dote e fazê-la infeliz.

Quarta-feira, 11 de janeiro – Capítulo 69 de Força de Um Desejo

Abelardo fala para Trajano que irá se casar com Alice e salvar a vida de seu pai. Em seguida, Abelardo diz que será mais falso que Alice e Higino.

Idalina fala para Inácio que Olívia irá se casar e com isso, ele deveria se casar com Alice. Inácio diz que jamais se casará com a filha de Higino.

Luzia ouve o preço de um dos vasos da fazenda e planeja pegar um para pagar sua alforria e pede a ajuda de Clemente. Bárbara vai à Guiomar e pede para transformá-la em uma dama.

Bartolomeu decide escrever sobre o caso da escrava branca que está desaparecida. Na barbearia, Higino pergunta sobre Olívia, mas disfarça ao ser questionado sobre seu interesse.

Sobral fala das lembranças que os objetos o trazem e Abelardo fica inconformado. Trajano diz que Abelardo não pode maltratar Alice, por mais que ela mereça. Abelardo começa o plano para conquistar Alice novamente.

Bartolomeu vai até a casa de Higino interessado em ajudar Zulmira a encontrar sua filha, que foi vendida, e Higino passa a culpa para Sobral, dizendo que ele deveria ter o recibo da venda de Marta. Abelardo vai até a casa de Higino.

Quinta-feira, 12 de janeiro – Capítulo 70 de Força de Um Desejo

Abelardo se declara a Alice para Higino Ventura. Este diz que, pelas condições da família de Abelardo, ele acha que consegue um pretendente melhor para sua filha. Alice chora e fala para seu pai que quer ficar noiva de Abelardo.

O Barão pede que Jesus vá até a casa de Idalina para pegar o recibo de venda de Marta e Idalina mente, dizendo que perdeu. Guiomar ensina para Bárbara a nunca dizer que não conhece Lisboa.

Ester pede que Inácio vá com ela e o Barão para o Rio de Janeiro. Clemente ameaça pegar Zulmira à força. Gaspar leva novas informações sobre Olívia para Higino.

Bartolomeu escreve artigo sobre a escrava branca desaparecida. Higino vai à loja e faz promessas para Olívia para convencer a moça a ficar com ele e compra um broche caro para a moça.

Olívia pendura o broche na crina do cavalo de Higino. Mariano e Olívia ficam nervosos ao ouvirem sobre o artigo que Bartolomeu escreveu a respeito da escrava branca.

Sexta-feira, 13 de janeiro – Capítulo 71 de Força de Um Desejo

Mariano fala para Olívia ficar tranquila que não deixará que nada aconteça a sua amada e que faltam apenas três dias para o casamento.

Guiomar tem aulas de história com Bartolomeu, que tira sarro de sua pouca cultura. Sobral convida Ester e Inácio para um restaurante e Ester fica incomodada com algo e tenta avisar a Inácio, mas o Barão insiste e eles acabam indo.

Clemente ameaça pegar Zulmira e diz que, se ela se deitar com ele, conta quem foi o comprador de Marta. O restaurante a que o Barão leva Ester e Inácio é o mesmo ao qual os dois iam quando estavam juntos na Corte.

Alice insiste com seu pai para ficar com Abelardo, mas seu pai se irrita e pede que ela não insista. Trajano convida Juliana para uma conversa.

Higino vê Olívia beijando Mariano e diz que há tempos não sente tanto desejo por alguém. Clemente ameaça Zulmira com uma faca.

Sobral pergunta o nome da pensão que Inácio ficou na corte e Ester e Inácio tentam desconversar. Clemente coloca Zulmira no tronco e dá chibatadas por ela se recusar a ir para cama com ele. Inácio, Ester e o Barão acabam indo para a pensão em que o casal ficava quando estavam juntos.

Inácio pede para dar um passeio e o Barão percebe que há algo de estranho com o filho. Trajano conversa com Juliana sobre Abelardo, mas Idalina chega e interrompe a conversa. Padre Olinto tem um mal súbito e morre na estalagem.

Sábado, 14 de janeiro – Capítulo 72 de Força de Um Desejo

Olívia fica desesperada ao saber da morte de Padre Olinto. Trajano pede a ajuda de Juliana para fazer Abelardo desistir da ideia de se casar com Alice e promete ajudar a moça a conquistar Abelardo.

Sobral pergunta para Inácio o nome da moça por quem era apaixonado. Zulmira se recusa a ir para cama com Clemente e o feitor dá mais chibatadas na moça.

Higino tenta pegar Olívia à força e rasga seu vestido nas costas. Sobral diz para Inácio que temia que Ester reencontrasse o homem que amava.

Abelardo volta para a fazenda e Clemente finge não ter nada de errado. Luzia seduz Gaspar. Trajano arma um jantar para Juliana e Abelardo se encontrarem.

Inácio e Ester se encontram nas ruas da Corte. Bárbara recebe a visita de Nicolau Prado, sobrinho da amiga a quem enviou uma carta pedindo ajuda com Alice.