Resumo dos capítulos 1 a 5 da novela A Usurpadora, de Carlos Romero, baseada na obra de Inés Rodena, que serão exibidos de 27 de junho a 1º de julho, às 20h30, no Viva.
Veja também:
Segunda, 27 de junho
Paulina é uma moça pobre, que vive com a mãe numa pequena choupana à beira mar e trabalha como arrumadeira num elegante clube de Cancun. Paulina vive um drama pessoal com a doença de sua mãe. Desenganada pelos médicos, Dona Paula se preocupa com o futuro da filha. Por isso, para tranquilizá-la, Paulina pede a Osvaldo, seu namorado, que se casem o mais rápido possível. Mas o que ela desconhece são os planos de Osvaldo.
Paola, por sua vez, é uma jovem senhora da alta sociedade. Mulher fria, calculista, aventureira e de muitos amantes. Casada com Carlos Daniel Bracho, ela só pensa numa maneira de se divertir longe do marido e da família.
Um dia, o destino coloca frente a frente Paulina e Paola e, ao perceber a incrível semelhança que existe entre elas, Paola encontra o que procurava para se livrar do marido: colocar Paulina em seu lugar. Paola faz a proposta, mas Paulina se recusa a representar tal papel.
Casado com Paola, Carlos Daniel tem dois filhos do primeiro casamento: Carlinhos e Lizete. Vive na mansão dos Bracho junto com a avó, Dona Piedade, a matriarca da família, Estephanie, sua irmã de criação, e Willy, o marido dela.
Todos na casa conhecem muito bem a maneira de agir de Paola, mas, completamente apaixonado, Carlos Daniel não acredita em nada do que lhe contam. Incentivada por Paola, Dona Piedade se transformou numa dependente do álcool e, agora que Paola não está, enlouquece a todos para que alimentem seu vício.
Os Bracho vivem outro problema: a fábrica da família está numa situação muito difícil e seu futuro preocupa Carlos Daniel. A saúde de dona Paula se agrava e Paulina se desespera, pois não tem dinheiro para comprar os remédios que sua mãe necessita. Paulina pede um empréstimo ao patrão, mas ciente da negativa, ela só tem uma saída: pedir ajuda a Paola.
Terça, 28 de junho
Enquanto Paola se diverte no litoral ao lado de Luciano, seu amante, o marido Carlos Daniel e toda a família acreditam que ela está nos Estados Unidos submetendo-se a um tratamento médico. Estephanie, a irmã de criação de Carlos Daniel, detesta Paola e com a ajuda de Adelina, a governanta da família, conspira contra a cunhada.
Na fábrica da família, Carlos Daniel e seu irmão, Rodrigo, não sabem mais o que fazer para salvar a fábrica da falência e decidem colocar Dona Piedade a par da situação. Ao embarcar no navio cassino do milionário Alexandre Farina, Paola usa todo seu charme para conquistá-lo.
Enquanto isso, Paulina descobre que Osvaldo foi embora para a capital sem ao menos se despedir dela e fica arrasada. Decidida a levar seu plano adiante, Paola vai até a choupana procurar Paulina e quando Dona Paula percebe a semelhança entre as duas, fica muito angustiada.
Na mesma noite, Paola vai ao clube e obriga Paulina a vestir suas roupas. Paola quer que Paulina se passe por ela diante de Luciano. É só um teste para se certificar de que seu plano de colocar a sósia em seu lugar na mansão dos Bracho dará certo. E o resultado não poderia ter sido melhor.
Dona Paula continua muito angustiada depois do encontro com Paola e decide escrever uma carta para a filha. Passa mal e é levada para o hospital, onde morre momentos depois sem poder dizer a Paulina um segredo que esconde há muito tempo.
Com a ajuda de Luciano, Paola começa a tramar seu plano para convencer Paulina a aceitar sua proposta. O romance com o milionário Alexandre Farina começa a ficar do jeito que Paola gosta, pois ele a presenteia com uma valiosa joia de esmeraldas e brilhantes.
Ainda inconformada com a morte da mãe e desiludida ao descobrir que Osvaldo a trocou por outra, uma ricaça milionária, Paulina volta ao trabalho e é vítima do plano diabólico de Paola.
Num ato frio e calculado, ela coloca na bolsa de Paulina a jóia que ganhou de Alexandre e depois diz para o gerente do clube que foi roubada. Paulina é revistada e ao encontrarem a jóia em sua bolsa, é acusada de roubo.
Quarta, 29 de junho
Acusada de roubo, Paulina está a ponto de ser presa, mas Paola convence o gerente do clube a não chamar a polícia e agora tem a jovem em suas mãos. Chantageada, Paulina só tem duas opções: ou se fazer passar por Paola na casa dos Bracho, ou ir para a cadeia. Paulina acaba aceitando se passar por Paola.
Paola prepara Paulina para que ela ocupe o seu lugar, pois está decidida a ir embora com o milionário Alexandre Farina. Na mansão dos Bracho, Estephanie está furiosa com a volta da cunhada, já que ela acredita ser Paola a responsável pelo fracasso do seu casamento.
Paola vai levar Paulina ao aeroporto e a avisa que em um ano, elas se reencontrarão para que Paola volte a ocupar seu lugar. Paulina está pronta para assumir o lugar de sua sósia e parte para a capital, sem ler a carta deixada por sua mãe.
Ao chegar à mansão, Paulina (agora “Paola”) fica impressionada com Carlos Daniel e não sabe o que fazer ao ser beijada por ele.
Paola se lembra que não contou a Paulina sobre Donato, seu outro amante, mas agora é tarde demais. Na mansão, Paulina é assediada por Willy, marido de Estephanie e amante de Paola.
Quinta, 30 de junho
Paulina tenta se livrar das garras de Willy, que não entende porque ela está tão diferente com ele. Estephanie morre de ciúmes. Alexandre cobre Paola de joias enquanto viajam pela Europa. Por sua vez, Paulina começa a se envolver com os problemas da família e não sabe o que fazer para ajudá-los, principalmente no caso de Dona Piedade, que está cada vez mais dependente do álcool.
Carlos Daniel estranha as atitudes da mulher e não entende por que ela se recusa a manter relações com ele. Estephanie conversa por telefone com Leda, uma prima distante, que não vê a hora de voltar para tentar reconquistar Carlos Daniel. Estephanie adora a idéia, pois Leda é a única que consegue tirar Paola do sério ao dar em cima de seu marido sem nenhum pudor.
Em seu giro pela Europa, Paola se diverte ao lado de Alexandre, seu mais novo amante. Na mansão dos Bracho, Paulina, a “nova Paola”, enfrenta alguns problemas: a situação da fábrica, que vai de mal a pior; a dependência de Vovó Piedade, um problema que para ela só será resolvido com um tratamento médico; as manhas de Carlinhos, a quem ela dedica uma atenção especial, para espanto de Adelina, a governanta, que não entende a mudança tão radical de Paola.
E o pior de tudo, não sabe como se livrar das ameaças de Donato, o amante de Paola cuja existência ela desconhecia. Ele não se dá por vencido e ameaça contar tudo a Carlos Daniel se ela não voltar a agir como antes. Já de volta a mansão, a usurpadora é surpreendida por um beijo apaixonado de Carlos Daniel.
Sexta, 1º de julho
A situação da fábrica vai de mal a pior. A dependência de vovó Piedade preocupa cada vez mais Paulina, que está convencida de que ela precisa de um tratamento médico.
Enquanto isso, Paola decide telefonar para Paulina. Donato comenta com Félix, seu amigo, que Paola é outra e confessa que não permitirá que ela brinque com ele.
Na mansão, Paulina tenta se livrar do assédio de Willy e luta contra um sentimento que está cada vez mais forte dentro dela: o amor que começa a sentir por Carlos Daniel.
Vovó Piedade lembra Adelina do segredo que elas guardam e que nunca deverá ser revelado. Paulina traz um médico para tentar livrar Dona Piedade de seu vício. Ao examiná-la, ele garante que em breve ela voltará a ser a mesma de antes.
Para salvar a fábrica da falência, será preciso muito dinheiro, o que dá certeza a Rodrigo, que odeia a cunhada, de que ela o abandonará assim que souber da real situação da empresa. Mas o interesse de Paulina pelos problemas da fábrica surpreende Rodrigo.
Dona Piedade tem uma recaída e Paulina procura o culpado pela embriaguez. Essa e outras atitudes, como o empenho em salvar a fábrica e a dedicação que tem com Carlinhos, fazem Carlos Daniel afirmar que ela não é Paola.
Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de A Usurpadora.
Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.