
Já deu bem para perceber que a guerra entre Antônio (Tony Ramos) e Aline (Bárbara Reis) vai permear toda a trama de Terra e Paixão, novela de Walcyr Carrasco que estreou recentemente no horário nobre da Globo.
Veja também:
Determinados, nenhum dos dois abre mão de sua visão e, enquanto o fazendeiro deseja desesperadamente as terras que são de Aline, a moça não desiste do sonho de fazer aquele pedaço de chão produzir e tornar-se uma agricultora de mão cheia, para concorrer no mercado da região de igual para igual.

Certa vez, Daniel (Johnny Massaro), em mais uma visita à Aline para tentar comprar as terras para o pai, percebe algo de diferente na propriedade da moça. O advogado nota que a água que corre por várias nascentes ali é límpida e cristalina, bem diferente das águas da fazenda de Antônio, que são escuras e barrentas.
Ao comentar o fato, Jonatas (Paulo Lessa) diz ao rapaz que quando isso acontece, em muitos casos, é porque a fonte está prestes a secar. Daniel fica intrigado e começa a pensar que esse é o motivo de Antônio insistir tanto para adquirir a propriedade de Aline.

Dias mais tarde, Aline percebe que a água em suas terras está mais escassa e, em alguns momentos, chega até a faltar. A moça desconfia que algo esteja obstruindo a passagem da água e fica intrigada com aquilo. Ao mesmo tempo, Daniel observa que há canos submersos na fazenda da professora, mas nada comenta.
Somente algum tempo depois é que Aline, irada, descobre: Antônio está desviando a água de suas terras para a propriedade dele. Com muita raiva, ela pensa em procurar o fazendeiro para tirar satisfações, mas recebe um sério alerta de Jurecê (Daniel Munduruku). O sábio pajé diz à moça que ela está correndo muito perigo e precisa tomar cuidado.