Rosália (Chica Xavier) será procurada pelo inspetor que está investigando o assassinato de Henrique Sobral (Reginaldo Faria) em Força de Um Desejo. “A senhora viu o assassino do barão?”, indagará a autoridade. “Vi, sim senhor”, responderá a escrava.
Veja também:
“Então diga. Para a polícia não pode ocultar o nome, senão vai presa”, rebaterá o homem. “Eu menti. Eu entrei no quarto do barão e vi quando ele gritou com alguém pedindo para deixar a arma, mas não sei quem atirou”, comentará a mulher.
“Então porque disse que viu?”, perguntará o investigador. “Eu menti porque tinha certeza que seu Inácio (Fábio Assunção) não ia fazer uma coisa dessas, mas o irmão estava desconfiado dele”, esclarecerá a serviçal. “Quer dizer que não viu mesmo?”, insistirá o inspetor.
“Não, falei que sabia quem era o assassino porque sabia que Inácio nunca faria aquilo, matar o barão. Ele adorava o pai. Eu não vi quem atirou, só ouvi o tiro”, explicará Rosália. “Que horas foi isso? E não invente outra história!”, xingará o homem. “Foi na hora que estavam soltando os fogos”, dirá a escrava.
O inspetor irá atrás então de Inácio. “Consta do depoimento do jornalista Ubaldo que o senhor foi visto entrando em seu quarto, que fica no andar superior da sua casa, naquela noite, na hora do crime”, destacará o profissional.
“Pode ser que ele tenha razão, não lembro, naquela noite foi tudo muito confuso. Eu realmente entrei no quarto para pegar os documentos para a viagem”, comentará o galã. “Mentiu no primeiro depoimento e está mentindo agora. O senhor está preso”, decidirá o inspetor.