O trauma causado pela morte de Maria Santa (Duda Santos) ainda é latente e intenso para José Inocêncio (Marcos Palmeira) – assim como a ideia fixa de atribuir ao filho caçula a partida de seu grande amor. A despeito disso, João Pedro (Juan Paiva) sente enorme orgulho do pai em Renascer.
Veja também:
O herdeiro caçula do protagonista vive para agradá-lo e ter ao menos qualquer chance de atenção. Seu único desejo é ter o amor paterno. Crescer com a sombra – e, por que não dizer, com a dúvida – de ser o causador da maior tristeza que o pai teve na vida não foi fácil.
Apesar de tanto sofrimento, João Pedro encontra acolhimento em sua relação com Zinha (Samantha Jones), que é como uma irmã para ele. Filha de Flor (Julia Lemos) e Jupará (Evaldo Macarrão), a menina é criada por Deocleciano (Jackson Antunes) e Morena (Ana Cecilia Costa) após a morte de seu pai e da partida de sua mãe.
Com a rejeição de José Inocêncio, João Pedro também se sente mais à vontade com os padrinhos e Zinha, a quem confessa nunca ter recebido um abraço do pai. Se para João Pedro foram negadas as chances de se tornar alguém na vida, o jovem não desperdiçou seu talento ao canalizar suas energias na produção do cacau.
É um conhecedor daquelas terras e herdou o talento do pai com o manejo do fruto, algo que faz de forma muito competente – talvez a única conexão entre pai e filho. José Inocêncio e João Pedro carregam mágoas e feridas que nunca cicatrizaram.