No leito de morte, depois de ser vítima de uma bala perdida, Fernanda (Vanessa Gerbelli) confessa seu maior segredo para Helena (Christiane Torloni) em Mulheres Apaixonadas. Nos próximos capítulos da trama, ela conta que é a mãe biológica de Lucas (Victor Cugula), que é fruto de seu relacionamento com Téo (Tony Ramos).
Veja também:
A revelação acontece após uma conversa de Salete (Bruna Marquezine) com a mãe. “Mãe, volta pra casa”, implora a mocinha. “Eu queria. Eu queria tanto, mas… eu tô sempre protegendo todos os seus dias, todas as suas noites”, garante ela. “Não vai embora, mãe, fica comigo. Preciso tanto de você”, reage Salete. “Olha, não chora, não chora. Não quero que você sofra. Não sofra”, pede Fernanda.
“Você tem que voltar pra casa, mãe. Eu juro que faço tudo certinho, que nunca mais vou te desobedecer, que nunca mais faço nada de errado”, promete Salete. “Olha, você só tem que prometer que você vai ser feliz. Que você vai ser feliz”, implora Fernanda, que começa a passar mal em seguida.
Helena, então, se aproxima e Fernanda pergunta sobre o estado de saúde de Téo (Tony Ramos). “Ele vai ficar bem. Nós estamos confiantes. Ele não vai morrer”, garante a professora. “Helena, me perdoa. Eu não posso morrer sem o teu perdão. Você promete que você vai continuar amando o Lucas como você sempre amou. Promete. Ele é meu filho. Meu e do Téo”, dispara a ex-garota de programa.
“O Lucas? Como? Mas de que maneira? Como é que isso pode ter acontecido?”, exige saber a ex de César (José Mayer), que se exalta. “Melhor a senhor sair. Ela não pode se excitar dessa maneira”, pede uma enfermeira. Mas a protagonista vai em frente: “Espera! Me fala, Fernanda, eu preciso saber! Me fala, eu tenho o direito”.
“Ele tava indo encontrar com você quando tudo aconteceu. Eu não queria que ele contasse porque eu tinha medo que você deixasse de amar o meu filho”, explica a mãe de Salete. “O seu filho? Seu e do Téo?”, repete a mãe adotiva do garoto, que fica chocada.
Fernanda, então, implora pelo perdão dela. “Promete que você vai continuar amando o meu filho como se ele fosse seu?”. “Prometo! Prometo que eu vou continuar amando o meu filho como sempre amei”, diz Helena. “Agora eu me sinto sem nenhum pecado”, diz a doente, aliviada. Em seguida, a morte dela é confirmada pela equipe médica.