
Em Mar do Sertão, novela de Mário Teixeira para a faixa das 18h da Globo, Lorena (Mariana Sena) nunca conheceu sua mãe. Desde que se sabe por gente, a jovem foi criada por padre Zezo (Nanego Liro) a quem sempre chamou de tio, assim como o religioso que por toda a vida a tratou como sua sobrinha.
Veja também:
- Grávida e desmascarada, Cacá se vinga de Madá da forma mais cruel possível em Volta por Cima
- Verdadeira vilã, Bia tira a calcinha para seduzir pessoa inesperada em cena bombástica (22/04) de Garota do Momento
- Verdadeiro filho: Esse homem maravilhoso guarda o segredo que Ísis esconde de Berta em Mania de Você: "Amor intenso"
Em alguns poucos momentos de sua caminhada, Lorena tentou saber mais sobre a mulher que a colocou no mundo, mas sempre de alto-astral e cheia de otimismo com a vida, nunca se apegou muito a isso e deixou a vida acontecer.
Mas, desde que a pastora Dagmar (Heloísa Jorge) chegou a Canta Pedra, as coisas começam a mudar, principalmente para o padre, que a princípio não se conforma com a instalação de uma igreja evangélica ali na cidade. Aos poucos os religiosos se entendem e passam até a trocar confissões.

Como se aproxima mais de Zezo, Dagmar acaba fazendo uma sólida amizade também com Lorena. Sentindo falta de uma figura materna, a sobrinha do padre logo se apega à pastora e as duas ficam muito amigas, tanto a ponto de Candoca (Isadora Cruz) e Labibe (Theresa Falcão) sentirem ciúmes dessa ligação tão forte da colega com Dagmar.
Só que a pastora esconde um grande segredo e tem seus motivos para querer estar o mais perto possível de Lorena. E no final das contas é justamente esse segredo que pode colocar um ponto final nessa amizade. Um dia, em uma sofrida conversa com padre Zezo, Dagmar finalmente se abre e confessa que é mãe de Lorena, a mulher que a abandonou na porta da igreja ainda bebê.
O problema é que bem nesse momento Lorena passa e escuta toda a conversa e o que era para ser revelado de forma mais cuidadosa possível, cai como uma bomba na vida da moça. Lorena sai correndo desesperada e procura consolo nos ombros de Candoca e Labibe, que custam a crer na história.
A essas alturas, Dagmar já sabe que a filha descobriu tudo e da pior maneira possível. Sofrendo demais, ela busca apoio em coronel Tertúlio (José de Abreu), enquanto o padre tenta conversar com Lorena na casa de Candoca. Mas a moça fica irredutível e quer que a pastora vá embora da cidade e a deixe em paz, como fez por todos esses anos.