Na novela Mar do Sertão, trama das 18h da Globo, tempos atrás o sanguinário matador Fubá Mimoso (Marco França) esteve em Canta Pedra para executar um serviço contratado por Tertulinho (Renato Góes): acabar com a vida de José (Sergio Guizé)!
Veja também:
Acontece que na ocasião, Xaviera (Giovana Cordeiro) e Timbó (Enrique Diaz) armaram a maior farsa para cima do bandido, encenando uma aparição de Nossa Senhora da Compadecida, o que fez com que ele desistisse de cometer o crime e se mandasse da cidade.
Mas nos próximos capítulos da trama de Mário Teixeira, Fubá Mimoso reaparece em Canta Pedra, totalmente diferente e tentando se redimir de seus pecados do passado. O cara agora se apresenta como o religioso Dom Tião, graças à “visão” que teve da Compadecida.
Ao ver o ex-matador, Xaviera fica chocada com a mudança do cabra, mas sai correndo com medo que ele a reconheça e perceba que foi enganado. A arrumadeira corre para contar a Timbó sobre a presença do homem na cidade e pede sua ajuda para sair dessa enrascada.
Mais tarde Dom Tião/Fubá Mimoso fala com Tertulinho e Xaviera e os dois ficam apavorados, cada qual por seus motivos. O advogado, com medo de ser denunciado e a arrumadeira, temendo ser reconhecida pelo teatro que armou no passado. No final das contas, durante a conversa, Xaviera descobre que foi o filho de Deodora (Débora Bloch) quem contratou o matador regenerado para dar um fim na vida de José.
Mais tarde, o próprio José dá de cara com Fubá Mimoso e o confronta sobre quem teria ordenado que ele o matasse. Arrependido de sua vida criminosa de outros tempos, o agora Dom Tião implora que José o perdoe, para que possa seguir seu caminho na paz.
Enquanto isso, Xaviera fica passada com a descoberta de que foi Tertulinho quem contratou o então bandido para matar José. Ela repreende o advogado, que ouve a bronca quietinho e cheio de arrependimento pelo ato tresloucado.