A verdade vem à tona e Dirceu (Eriberto Leão) finalmente paga pelo crime que cometeu contra Petra (Debora Ozório) em Terra e Paixão. E nos próximos capítulos da trama da Globo, Antônio (Tony Ramos) fica sabendo da verdade, pede perdão para a herdeira e declara seu amor por ela.
Veja também:
O agressor retorna a Nova Primavera, causando desespero à sobrinha, que elabora um plano para colocá-lo atrás das grades. Com a ajuda de Marino (Leandro Lima), ela atrai o tio para um banho de cachoeira, mas ele nem imagina que ela está usando uma escuta.
Por lá, ele tenta agarrar a mocinha e confessa que abusava dela ali mesmo. “Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!“, dispara o agressor. Desesperada, Petra grita por ajuda, o delegado aparece e decreta a prisão de Dirceu.
Algum tempo depois, Petra aparece na delegacia e solicita falar com o tio. Ela lamenta tudo o que sofreu, mas é surpreendida com o deboche do criminoso, que pede que a filha de Irene (Gloria Pires) não se faça de vítima.
Ao saber do crime cometido por seu irmão, Irene acolhe a filha e se sente culpada por tê-lo permitido ficar perto de Petra por tanto tempo no passado. Já Antônio pede perdão para a caçula e declara seu amor por ela.