Na novela Coração de Estudante, reexibida atualmente pelo Canal Viva, Clara (Helena Ranaldi) e João Mourão (Cláudio Marzo) nunca se deram bem e estão sempre entrando em confrontos por causas na justiça. Enquanto a advogada defende o meio-ambiente e as pessoas menos favorecidas, o fazendeiro só pensa em seus interesses.
Veja também:
Os dois não podem se ver que batem de frente e com o plano de João, de construir uma usina hidrelétrica, as desavenças entre eles se tornam ainda maior, já que Clara defende os moradores das terras que o milionário quer desapropriar para colocar a tal usina.
Irritado com as intervenções da advogada, João ameaça a moça e diz para ela não se intrometer mais em seus negócios. Só que pouco depois disso, a casa da namorada de Edu (Fábio Assunção) é incendiada com ela lá dentro e por muito pouco uma tragédia não acontece. Apesar do tremendo susto, Clara sai ilesa e logo culpa João pelo atentado, mesmo ele jurando que não seria capaz de uma coisa dessas.
Desesperada com a segurança da filha, Lígia (Jussara Freire) toma uma atitude drástica e procura João Mourão. O homem faz pouco caso para recebê-la, mas depois os dois conseguem conversar a sós. Muito abalada com o que aconteceu a Clara, a diretora da escola relembra o compadre sobre a noite em que os dois dormiram juntos no passado.
João fica surpreso com a lembrança de Lígia e não entende o motivo de ela estar tocando no assunto agora. É aí que a diretora da escola infantil joga a bomba: Clara é filha de João! Incrédulo, o fazendeiro acha que ela está inventando toda essa história absurda para que ele desista das ações na justiça e Clara se dê bem.
Mas Lígia, muito magoada e arrependida da traição a Raul (Marcos Caruso), relembra tudo o que aconteceu e reafirma que Clara é sim sua filha e basta ele reparar no temperamento da moça, estourada, o mesmo que o dele. Ainda surpreso, e imaginando que sua pior inimiga é, na verdade, sua filha, o pai de Amelinha (Adriana Esteves) questiona porque Lígia nunca lhe contou a verdade e ela diz que só fez a revelação agora porque tem medo que o fazendeiro atente contra a vida da própria filha.
João jura para a pedagoga que não teve nada a ver com o incêndio na casa da advogada e ela se arrepende, dizendo que foi apenas por isso que lhe revelou toda essa história. Muito nervosa ela faz o fazendeiro jurar que jamais contará que Clara é sua filha para ninguém e ele promete.
Mais tarde, ainda impressionado com o que acaba de descobrir, João vai até a casa de Clara, mas ela não deixa que ele entre e ainda o expulsa de lá. Emocionado, o fazendeiro passa mal no meio da rua e é socorrido por Lineu (Paulo Figueiredo), que chama Armando (Ricardo Petraglia) para atendê-lo.