A morte de Sofia (Liza Vieira) deixará um buraco impreenchível no coração de cada uma das crianças do Orfanato Raio de Luz. Para Mili (Giovanna Grígio), no entanto, marcará também o início de uma nova fase em Chiquititas: a busca por sua verdadeira origem e identidade.
Veja também:
Logo depois que Chico (João Acaiabe) e Ernestina (Carla Fioroni) confirmam o falecimento da diretora, Mili sobe para o quarto dela, em busca do livro com a história da princesa Mirela e o príncipe Gabriel. A chiquitita havia pedido à diretora que escrevesse o desfecho do conto.
Ao entrar no local, ela encontra o livro entre as coisas de Sofia – mas, ao invés da conclusão da narrativa, várias páginas em branco e apenas uma mensagem dirigida à menina pela diretora. “Você é quem vai escrever o final desta história. Sempre te amarei. Sofia“, assina a falecida.
Mili naquele momento não entende, mas as palavras deixadas por Sofia são mais do que um estímulo à criatividade da órfã. Isso porque o conto de Mirela e Gabriel nada mais é do que uma metáfora sobre a história real dos pais de Mili, Gabriela (Naiumi Goldoni) e Miguel (Daniel Andrade).