Em Sassaricando, durante uma conversa com Guel (Edson Celulari), Camila (Maitê Proença) deixa escapar como quem não quer nada o nome de Ricardo de Pádua (Carlos Zara), a fim de ver a reação do filho de Aldonza (Lolita Rodrigues).
Veja também:
- Dividida entre Fred e Mateus, Camila cria coragem e toma grande decisão no último capítulo de Paraíso Tropical: "Quero você"
- Paraíso Tropical: Fernanda se declara a Fred e tenta levá-lo para a cama: "Você sabe que quer também"
- Paraíso Tropical: Fred cai em armação de Fernanda e pensa ter sido traído por Camila
Ricardo está de volta ao Brasil após 15 anos de ausência, chamado que fora pelo amigo Aparício (Paulo Autran) para assumir o comando da Tecelagem Abdala a fim de que ele possa ter mais tempo livre para saçaricar, depois da morte de Teodora (Jandira Martini).
Depois de perceber que, sempre que está prestes a ficar cara a cara com Guel, Ricardo dá uma desculpa qualquer e sai pela tangente, Camila fica com a pulga atrás da orelha e cita o executivo para o amigo. “Por acaso esse Ricardo de Pádua é seu parente?”
“Claro que é meu parente, Camila. Mais do que isso: é meu pai!”, diz Guel, e em seguida pergunta onde Camila ouvira falar no nome daquele que abandonara a família à própria sorte. A fotógrafa inventa que o trambiqueiro vive falando esse nome quando dorme.
A invenção resolve a questão momentaneamente, e Guel começa a pensar que está perturbado pela ausência de Ricardo a exemplo de Aldonza, que não faz outra coisa que não seja esperar a volta do marido. Ademais, Guel diz também que seria capaz de matar o próprio pai caso se visse diante dele novamente e soubesse que Ricardo deixara a família por vontade própria.