Em Sassaricando, novela de Silvio de Abreu que está em reprise no Canal Viva, Aldonza Gutierrez de Pádua (Lolita Rodrigues) está muito decepcionada com toda a família, que escondeu dela a volta do marido Ricardo (Carlos Zara) ao Brasil. Além da decepção com o próprio Ricardo, claro.
Veja também:
Depois de remoer todas as mágoas e fazer questão de que os quatro filhos ouvissem seu libelo revoltado, Aldonza saiu de casa por alguns dias e se abrigou na escola de Penélope (Eva Wilma), futura sogra de sua filha Tancinha (Cláudia Raia), e Leonora (Irene Ravache).
Para iniciar de vez nova etapa em sua vida, a vendedora de frutas decide procurar Aparício Varela (Paulo Autran), agora que sabe a verdade sobre a partida do marido 15 anos atrás, e exige que o presidente da Tecelagem Abdala lhe dê todo o dinheiro enviado da Europa pelo executivo durante todo o tempo que ficou longe de casa.
Mas não sem antes desculpar-se com Aparício por tudo que lhe fez ao longo de 15 anos, acusando-o de ter responsabilidade pelo infortúnio de sua família. O amigo do marido diz que devolveu todo o dinheiro que ela atirou-lhe pela cara para Ricardo, mas que fará o pagamento sem problemas. E com juros e correção monetária por todo o período, como pedido por ela.
Tudo isso ocorre sem que Ricardo ouça, embora à chegada de Aldonza ele esteja na sala de Aparício com ele, trabalhando. Ela o trata muito secamente, e deixa bem claro que não é mais sua mulher – fora-o apenas até o dia do noivado de Tancinha e Beto (Marcos Frota), quando soubera da verdade. Ricardo sai e vai afogar as mágoas num bar.