Nesta quinta-feira (27), é comemorado o Dia do Motociclista. A data é celebrada desde 1984 em homenagem ao aniversário de morte de Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda, falecido 10 anos antes. A oficialização da data ocorreu no ano 2000, fato que fez com que a Associação Brasileira dos Motociclistas criasse a Semana Nacional do Motociclista. Nas novelas tivemos alguns personagens que adoravam suas motocas. Veja:
Veja também:
Leia também: Ritinha rouba protagonismo em cena que era para ser o grande momento de Joyce
Cachorro Louco
Na novela Vila Madalena, exibida em 1999, Cachorro Louco (Marcelo Faria) era o motociclista boa praça do bairro. Adorava sua moto, que lhe dava sustento como motoboy. Fazia entregas para empresas durante os dias úteis e ajudava no orçamento familiar.
Alex
Na temporada 1996 de Malhação, Camila Pitanga deu vida à Alex, uma motociclista rebelde e geniosa, que tentava a todo custo ser radical até mesmo no visual. A moça que se envolveu com Héricles (Danton Mello), usava cabelos bem curtos, e unhas pintadas de azul, além de shorts e minissaias de couro.
Ralf
Na novela Sol Nascente, Ralf (Henri Castelli) era o experiente motociclista que já havia viajado por toda a América Latina em seu veículo de duas rodas. Ex-mulherengo, ele dividia com a irmã mais velha Lenita (Letícia Spiller) a administração de seu bar e estúdio de tatuagem.
Rodrigo
Em Cavalo de Aço, exibida em 1973, Tarcísio Meira encarnou Rodrigo, um motociclista em busca de vingança pela morte de seu pai. A novela ajudou a desmistificar a imagem dos motociclistas ao mostrar um protagonista bondoso e humano que pilotava uma moto. Até então, donos de motocicletas eram vistos como marginais e baderneiros.
Gil
Em Pai Herói, de 1979, Gil (Rogério Bacelar) era um motociclista, e mesmo com a pouca idade considerava-se piloto de motocross. Tímido com as mulheres, ele colecionava borboletas, e usava a garagem da família para construir robôs.
Alexandre
Na novela A Viagem, Alexandre (Guilherme Fontes) estava sempre montado em sua moto até ser preso e posteriormente morto.
Gustavo
Daniel Rocha participou de A Lei do Amor, vivendo o personagem Gustavo, jovem que ajudava bandidos e assassinos a fugirem das cenas de crimes usando sua moto. O rapaz que começou a trabalhar no posto de gasolina de Salete (Cláudia Raia), se apaixonou pela patroa, e se dispôs a abandonar a vida de crimes.
Carol
Em Sol Nascente, Carol (Maria Joana) era uma motociclista experiente e adorava usar seu veículo como hobby. Advogada de formação, a moça era ambiciosa e interesseira, até que a maternidade conseguiu mudar seu jeito intempestivo.