A novela Mulheres Apaixonadas volta ao radar do espectador brasileiro ao estrear novamente no Vale a Pena Ver de Novo, nos fins de tarde da TV Globo. “Novamente” não apenas porque a novela entra em reprise, mas porque nesta sessão isso já ocorre pela segunda vez, fora um repeteco promovido pelo Canal Viva em 2020-2021.
Veja também:
A trama foi escrita por Manoel Carlos e apresenta algumas discussões que chamaram a telespectador durante a exibição original. Algumas delas são a violência doméstica contra mulheres, o alcoolismo e a homossexualidade.
Alguns personagens, ficaram no imaginário popular, enquanto outros foram esquecidos. É o caso de relembrar alguns dos papéis mais importantes dessa produção dirigida por Ricardo Waddington, Rogério Gomes e José Luiz Villamarim. Confira a lista do Observatório da TV abaixo.
Fred
Feito pelo ator Pedro Furtado, é um rapaz tímido, que se envolve amorosamente com a professora Raquel, chegada de São Paulo.
Raquel
Interpretada por Helena Ranaldi, é professora e se apaixona por seu aluno Fred. Ela se esconde no Rio de Janeiro do marido que a espanca com uma raquete.
Marcos
Chega ao Rio de Janeiro para procurar pela mulher e aterroriza sua vida. Ele é um espancador e tem obsessão por ela. O personagem é de Dan Stulbach.
Lorena
Da atriz Susana Vieira, é uma ricaça carioca, dona de escola, além de ter sido professora de História. Ela se apaixona por um garotão, o Expedito.
Santana
A personagem de Vera Holtz sofre com o alcoolismo. À parte disso, é professora de geografia e religiões e melhor amiga de Helena.
Sérgio
Papel de Marcello Antony, ele é casado com Heloísa e tem que lidar com o ciúme excessivo dela.
Heloísa
Interpretada por Giulia Gam é doentiamente apaixonada por Sérgio e vive desconfiada de que pode perdê-lo para outra mulher.
Téo
Feito pelo ator Tony Ramos, é o marido da protagonista Helena. É saxofonista e toca numa banda em um hotel no Leblon.
Fernanda
É uma ex-garota de programa interpretada por Vanessa Gerbelli. É mãe de Salete e Lucas, da relação com Téo. O menino é criado como adotivo pelo músico e por Helena.
Luciana
É médica e filha de Téo e Pérola. É boa gente e apaixonada por Diogo, seu primo, casado com Marina. A atriz é Camila Pitanga.
Marina
É ingênua e acredita que vai ter um casamento feliz com Diogo, apesar dele ser mulherengo. A personagem é feita por Paloma Duarte.
Diogo
Mauricinho carioca, o personagem de Rodrigo Santoro curte a vida com mulheres. Se casa com Marina, mas não consegue fazê-la feliz.
Cláudio
Papel de Erick Marmo, ele adora pratica esportes e empresário. Ele se apaixona pela jovem e ingênua Edwiges.
Edwiges
Personagem da atriz Carolina Dieckmann. A jovem tem uma vida tranquila, além de estudar, ajuda a mãe na cantina da escola, onde trabalham e moram. Ela se apaixona por Cláudio.
Gracinha
A morena é interpretada por Carol Castro e entra na história para colocar fogo no romance de Edwiges e Cláudio, de quem fica grávida.
Salete
Feita por Bruna Marquezine, Salete é filha de Fernanda e Téo, além de irmã de Lucas.
Lucas
É interpretado por Victor Curgula. Lucas é filho de Téo com Fernanda, mas é criado por Helena, esposa de músico, que acha que ambos adotaram o menino.
Pérola
Ex-mulher de Téo e interpretada por Elisa Lucinda. É cantora na banda de um hotel do Leblon.
Dóris
Interpretada por Regiane Alves, é uma vilã jovem. Ela maltrata os avós idosos por achar que eles lhe tomam muito espaço em casa.
Carlão
De Marcos Caruso, Carlão vive fazendo bicos de contabilidade para conhecidos e recebe apoio financeiro dos pais idosos, que moram em seu apartamento.
Irene
Esposa de Carlos e interpretada por Marta Melinger. Lidera a família e contorna os problemas de relacionamento entre todos.
Leopoldo
Idoso, vive na casa do filho Carlão com a esposa Flora. Lá, sofre maus-tratos da neta Dóris, mas não reclama. O ator é Oswaldo Louzada.
Flora
Casada com Leopoldo, Flora é doce e cuida do marido. Foi atriz de teatro e, também, sofre com a impiedade de Dóris. É interpretada por Carmem Silva.
Caetano
Taxista interpretado por Paulo Coronato, é popular entre as mulheres e casado com Rosinha. Ele tem um caso com Shirley.
Onofre Moretti
É um médico respeitado e solicitado pelos personagens ricos. É interpretado por Serafim Gonzales.
Laura
Interpretada por Carolina Casting, é médica e amante de César. Seu sonho é se casar com ele.
Silvia
Personagem de Natália do Vale, Silvia é infeliz no casamento e quer proteger a filha Marina do mesmo destino.
Marcinha
Interpretada por Pitty Webo, ela é apaixonada por Fred, além de ser filha de César.
Rodrigo
Feito por Leonardo Miggiorin, Rodrigo trava uma batalha com o pai e o culpa pela morte da mãe.
Rafaela
De Paula Picarelli, é estudante e vive um romance com a amiga Clara.
Clara
A personagem de Alinne Moraes se envolve com Rafaela, para desgosto dos pais.
Vidinha
Da atriz Júlia Almeida, é filha de Lorena e Téo. Tem uma vida de luxos, da elite carioca.
Padre Pedro
Do ator Nicola Siri, ele é um padre para frente, com ideias progressistas, que acaba se envolvendo com Estela.
Estela
Da atriz Lavínia Vlasak, ela é muito rica e vive em uma suíte de hotel. Resolve investir em uma paixão antiga, o padre Pedro.
Expedito
De Rafael Calomeni, é um personagem sexy e introspectivo, que desperta a paixão de Lorena.
Paulinha
Feita por Ana Roberta Gualda, ela é pobre e estuda na escola de ricos. Esconde que seu pai é o porteiro.
Rosinha
Personagem de Guilhermina Guinle, trabalha na escola e é o braço direito de Helena.
César
É um médico admirado e feito por José Mayer. Ele é o grande amor da vida de Helena, além de ser pai de Rodrigo e Marcinha.
Helena
É professora de história e diretora da escola de Lorena e Téo, seu marido. Ao longo da novela, descobre que seu filho Lucas é filho biológico de seu marido Téo com Fernanda. Ela se envolve com César.