Um dos maiores clássicos da teledramaturgia nacional, A Viagem está de volta no Globoplay a partir desta segunda-feira (2). A trama, escrita por Ivani Ribeiro com a colaboração de Solange Castro Neves, é um remake produzido em 1994 de uma trama da TV Tupi, exibida em 1975, também de Ivani Ribeiro.
Veja também:
A Viagem é inspirada na filosofia espírita de Allan Kardec. A trama conta a história de Alexandre (Guilherme Fontes), um bandido que é preso após um latrocínio. Ele acaba se matando na prisão, e se torna um espírito obsessor, passando a rondar e a influenciar negativamente todos os que considera responsáveis pelo seu calvário.
Os seus principais alvos são o irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Téo (Maurício Mattar), os responsáveis por entregá-lo à polícia. Já sua irmã, Diná (Christiane Torloni) tentou protegê-lo e, para isso, procurou os serviços do renomado advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes). Porém, Otávio se recusa a ajudá-lo, já que era muito amigo do homem que foi morto por Alexandre. E ainda faz de tudo para colocá-lo na prisão.
Quando Alexandre se suicida, vai parar no Vale dos Suicidas. Ali, ele se dedica a prejudicar Raul, Téo e Otávio. E Alexandre vai ficando cada vez mais revoltado quando Diná se apaixona por Otávio. Ele passa a atormentar todos os seus inimigos, provocando uma série de crises em sua família.
Outros personagens
Dona Maroca (Yara Cortes) é a mãe de Raul, Diná, Estela (Lucinha Lins) e Alexandre. É a matriarca da família. Já Estela, sua filha, é uma mulher contida e reservada, que cria sozinha a filha adolescente, Bia (Fernanda Rodrigues), porque o marido, Ismael (Jonas Bloch), a abandonou há muitos anos.
Enquanto isso, Lisa (Andréa Beltrão) é a namorada de Alexandre, que o abandonou, cansada de suas loucuras. Responsável, a jovem sustenta o pai, Agenor (John Herbert), que vive desempregado, e o irmão, Zeca (Irving São Paulo), um músico sonhador e sem dinheiro. No decorrer da trama, ela se envolve com Téo, que se separa de Diná após um casamento conturbado.
Otávio Jordão é muito amigo de Dr. Alberto (Cláudio Cavalcanti), médico de sua família. É um espiritualista, responsável por explicar o espiritismo aos demais personagens. Ao longo da novel, envolve-se com Estela.
Há também Adonay (Breno Moroni), um homem misterioso que esconde o rosto com uma máscara. Durante a trama, descobre-se que ele é ex-noivo de Carmem (Suzy Rêgo), uma jovem bonita que se enfeia para trabalhar na locadora de Diná porque conhece os ciúmes da patroa.