O Globo Repórter começa, a partir desta sexta-feira (31), a rever 50 anos de história em cinco programas especiais. O primeiro deles vai se debruçar sobre os avanços tecnológicos das últimas cinco décadas
Veja também:
Para refletir sobre tantas inovações que transformaram e seguem impactando a vida das pessoas no Brasil e no mundo, Ernesto Paglia, jornalista apaixonado pelo tema, foi convocado para a missão. “Olha, eu adoro tecnologia. Eu sou daquele tipo que não pode ver uma novidade que já quer comprar.“
“Eu me lembro dos primeiros acampamentos de que participei, usando umas coisas que facilitavam a vida, com um copinho dobrável, um conjunto de talheres unificados, como se fosse um canivete suíço. E a tecnologia é a ciência aplicada às necessidades do dia a dia“, argumenta o jornalista.
Para mostrar ao público o que há de mais disruptivo no mundo e ainda oferecer uma experiência imersiva, os profissionais da Globo lançaram mão de realidade virtual, realidade aumentada e holografia.
Um dos destaques é o avatar tridimensional de Ernesto Paglia em ambiente que simula o metaverso, evidenciando como, ao longo de 50 anos, a tecnologia mudou a maneira de trabalharmos, contarmos histórias e até mesmo nos relacionarmos.
Para o desenvolvimento das animações e dos efeitos visuais surpreendentes, times diferentes e competências diversas foram envolvidos: produtores de tecnologia, animadores, modeladores, design motion e editores de pós-produção.
“Virar personagem de videogame é muito curioso. Não tenho muita proximidade pela minha idade e os videogames chegaram depois, mas me lembro do primeiro que eu vi. Foi na Inglaterra, no escritório da Globo, em Londres“, recorda Ernesto.
“Enquanto esperavam por alguma pauta, os colegas cinegrafistas ficavam numa salinha onde eles tinham um videogame. Era meio tosco, com dois comandos muito simples“, acrescenta ele, que, no jogo criado especialmente para o programa, terá a missão é pegar o maior número possível de microfones e ligar os aparelhos de TV no Globo Repórter.
Além de contar cinco décadas de transformações tecnológicas pelo olhar do casal Gentil e da Cidinha, que completam bodas de ouro de casamento, o programa reencontrou os irmãos Christhian e Michel Zaharic, que em 1991, participaram do Globo Repórter para mostrar como se usava o videogame.
Hoje, os dois continuam jogando juntos e ganharam a companhia do Lucca, filho do Michel, e mostram até onde a brincadeira levou Christhian. Ele se especializou em criar aplicativos e estratégias para quem quer ser visto em todas as plataformas digitais.
“Existe um espaço enorme no mundo ainda para novos produtos digitais e eu olho especificamente para esses mercado e trabalho para potencializar novas histórias”, analisa ele.
O Globo Repórter especial sobre tecnologia vai ao ar após o BBB 23.