Uma das maiores metrópoles do mundo, a cidade de São Paulo é uma verdadeira guardiã da diversidade e atividade cultural, sendo responsável por mostrar ao mundo alguns dos tesouros artísticos escondidos nas periferias do Brasil.
Veja também:
E foi justamente na capital paulista que nasceu um movimento direcionado a ser uma nova cara para o entretenimento, mas sobretudo, com o objetivo de transformar vidas e deixar uma marca inconfundível por toda a cidade: o Identidade em Movimento.
Criado em maio de 2009, o IDM nasceu como uma continuação do projeto vocacional no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Idealizado por um grupo de dançarinos, comprometidos em contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de jovens de diferentes origens socioeconômicas.
Com uma abordagem versátil, o grupo combina danças urbanas, contemporâneas e ballet clássico, em trabalhos como pocket shows e espetáculos, abordando temas da atualidade e do cotidiano, com isso é referência como uma das mais importantes companhias de dança de São Paulo e do País.
“O IDM não se limita apenas a apresentações em palcos convencionais. Levar a dança “por todos os cantos” da cidade de São Paulo reforça o nosso compromisso em alcançar, envolver e impactar a comunidade de maneira ampla”, ressalta Carlos Eduardo Oliveira, um dos fundadores do projeto.
Segundo o profissional que também atua como professor de dança, coreógrafo e produtor cultural, além da contribuição para a cena cultural, o IDM também se preocupa com a promoção do bem-estar físico e mental para a sociedade através da dança.
“A dança é uma atividade que não só contribui para a forma física, mas também para o bem-estar emocional e mental, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde global. A arte definitivamente pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Oliveira.
Um agente transformador
Um dos grandes diferenciais do IDM além do versátil trabalho com a dança, é o posicionamento do grupo como um agente social transformador, uma vez que oferece aos jovens aulas e workshops, além de uma variedade de outros cursos (fotografia, edição de mídia, design, som e iluminação e organização de eventos).
Fonte de inspiração para seus alunos que, antes desacreditados pela desigualdade social e os preconceitos, hoje enxergam no grupo uma oportunidade para mudarem suas vidas.
“Para todos aqueles que reconhecem a importância da arte na sociedade, sobretudo para os jovens que desejam seguir uma carreira na dança: nosso trabalho é a prova de que a paixão e a dedicação podem levar a realizações de vida significativas”, finaliza Carlos Eduardo Oliveira.
Para conhecer mais sobre o Identidade em Movimento, acesse: https://www.instagram.com/idm.oficial/.
*Conteúdo produzido e enviado por Emily Silva