Um dos maiores nomes da nossa dramaturgia, o ator Paulo José morreu nesta quarta-feira (11), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela TV Globo, por meio de comunicado à imprensa.
Veja também:
Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso. Ainda não há informações sobre a data, hora e local em que ocorrerão seu velório e sepultamento. Novidades nesse sentido, porém, devem surgir nas próximas horas.
Sua primeira novela foi Véu de Noiva, de Janete Clair, em 1969. O primeiro grande personagem de sua carreira televisiva, no entanto, foi o mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio, na novela O Primeiro Amor (1972), de Walther Negrão.
A dobradinha fez tanto sucesso que deu origem ao seriado Shazan, Xerife e Cia., no ar entre 1972 e 1974. Outros personagens marcantes foram o comerciante cigano Jairo em Explode Coração (1995), de Gloria Perez, e o alcóolatra Orestes de Por Amor (1997), de Manoel Carlos.
A última aparição de Paulo José na TV foi como Benjamin, pai de Virgílio (Humberto Martins), na novela Em Família (2014), de Manoel Carlos. Como na vida real, seu personagem sofria de Mal de Parkinson. O ator descobriu a doença em 1993 e virou referência nacional no combate a ela.