O meio artístico nacional está de luto pela perda do ator, apresentador e diretor teatral Aderbal Freire Filho. Ele veio a óbito na tarde desta quarta-feira (9), aos 82 anos, no Hospital Copa Star (Rio de Janeiro), onde estava internado para tratar alguns problemas de saúde.
Veja também:
De acordo com informações do portal G1, Aderbal vinha sofrendo complicações de saúde recorrentes desde 2020, quando foi acometido por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele era casado desde 2004 com a atriz Marieta Severo.
Aderbal Freire Filho será sempre recordado como um dos maiores nomes do teatro nacional. Foi ele o fundador do Grêmio Dramático Brasileiro, em 1973, e do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE), no final dos anos 1980.
Como ator, encenou incontáveis títulos teatrais e passou também pelo cinema, nos filmes Juventude (2008) e Paixão e Acaso (2012), de Domingos de Oliveira. Na televisão, nunca atuou em novelas, tendo feito apenas a série Dupla Identidade (2014) e uma participação em Tapas e Beijos (2015).
Aderbal também chegou a apresentar na telinha, entre 2012 e 2016, o programa Arte do Artista, na TV Brasil, onde recebeu diversas personalidades das artes nacionais, como Marília Gabriela, Wagner Moura, Fábio Porchat, Mário Prata, Lauro César Muniz e Carlinhos Brown.