
Iniciada no último dia 6 de março, a quinta temporada da versão amadora do MasterChef Brasil, produzida pela Band, já sinaliza que o formato pode estar enfrentando um desgaste sério.
Veja também:
Segundo levantamento feito pelo Observatório da Televisão, o reality culinário apresentado por Ana Paula Padrão teve o pior início de temporada desde a primeira temporada, que foi ao ar no segundo semestre de 2014.
Veja mais: Ex-participante do MasterChef Júnior relembra assédio: “Eram adultos falando do meu corpo”
Apresentado como a grande novidade para o seu período pós-Copa do Mundo naquele ano, o programa marcou na sua primeira temporada média de 3,6 pontos em seus dois primeiros episódios. Até hoje, é o pior início de uma temporada MasterChef no Ibope.
Após ter dois episódios exibidos, a atual temporada do programa conseguiu apenas 4,1 pontos de Ibope na Grande São Paulo. Com o resultado, a Band fica em quarto lugar de audiência nas noites de terça.
O melhor início de uma temporada MasterChef até o momento é o da temporada com crianças, o MasterChef Júnior, exibido em 2015. Nos seus dois primeiros episódios, a versão infantil do programa culinário obteve 6,3 pontos.
Entre as versões amadoras, o melhor desempenho em seus dois primeiros episódios no Ibope é da quarta temporada, no ano passado, quando o programa fechou com 5,1 pontos.
Comparando com início da temporada da temporada de amadores, a Band caiu exatos 19,6% do Ibope – de 5,1 para 4,1 pontos. Ou seja, quase 2 em cada 10 telespectadores na Grande São Paulo que viram aquela temporada deixaram de sintonizar a Band neste ano.
O MasterChef vai ao ar nas noites de terça, a partir das 22h30, na Band. Veja o levantamento, temporada por temporada, feito pela reportagem:
1º temporada: 3,6
2º temporada: 4,9
MasterChef Júnior: 6,3
3º temporada: 4,2
MasterChef Profissionais 1: 5,8
4ª temporada: 5,1
MasterChef Profissionais 2: 5,1
5ª temporada: 4,1