Jornalista que trabalhou na Cultura e Rede TV! abandona a carreira: “As empresas estão em frangalhos”

Publicado em 05/02/2018

Conhecido por ter trabalhado como repórter da TV Cultura e correspondente da Rede TV! em Paris, Marcos Clementino resolveu abandonar a carreira e revela o motivo que o fez tomar a decisão.

“Pelo mesmo motivo que entrei: a busca por ética, justiça e verdade. Crescer diante das mazelas e perigos em um bairro pobre no subúrbio paulistano [o Campo Limpo] criou dentro de mim uma vontade de mudar o jogo. O jornalismo era a chance de eu fazer a diferença, por se tratar de um poderoso instrumento democrático. As empresas de comunicação, porém, estão em frangalhos. Só foi possível tirar essa conclusão depois de fazer parte dessa estrutura ultrapassada”, explicou o profissional ao portal Terra.

O famoso declarou que as empresas querem manter uma falsa aparência. “Como se os operários da notícia fossem estrelas de Hollywood, quando não o são. Assim, os problemas nos bastidores, como salários defasados e péssimas condições de trabalho, ficam em segundo plano. Tem repórter com salário de mil reais em São Paulo. Outros trabalham de graça em busca de visibilidade. Os melhores cargos e salários estão nas mãos dos amigos ou das esposas dos executivos e donos das empresas. A meritocracia está cada vez mais distante neste meio. Isso desmotiva qualquer trabalhador, especialmente aqueles que arriscam a vida em busca da notícia”, avaliou Clementino.

Cenas de assédio aparecem ao fundo de reportagens da Rede TV!

O jornalista contou o que pretende fazer profissionalmente após sair da TV. “Trabalhei sete anos como executivo de banco. Há pelo menos três anos recebo convites para voltar ao mercado financeiro. Embora eu não trabalhe mais para uma emissora de TV, continuo a levar informação e conhecimento às pessoas. Seja por meio de palestras ou pelo trabalho que desenvolvo a partir de planejamento financeiro personalizado para um mercado seleto, que inclui pessoas do meu ciclo de relacionamento desde a época do jornalismo [atletas, médicos, empresários e personalidades da grande mídia]. O meu trabalho basicamente é cuidar da gestão de risco financeiro. Em maio, devo passar uma semana em um complexo de resorts da EuroDisney, na França. Dessa vez, não será como correspondente. Vou receber uma premiação por estar entre os melhores executivos da multinacional americana em que trabalho”, concluiu Marcos.

 

Assuntos relacionados: