
No dia 2 de julho de 2001, a Globo tentava uma nova estratégia para tentar levantar a sua audiência matinal. Neste dia, a emissora “ressuscitava” a Sessão Aventura, um clássico de sua programação vespertina dos anos 1980 e 1990. Tratava-se de uma faixa que exibia, diariamente, seriados americanos. A novidade era o horário: anteriormente exibida por volta das 16h30, a Sessão Aventura voltava ao ar na faixa das 11 horas da manhã.
Veja também:
Esta nova versão da Sessão Aventura vinha como uma das “novidades” de um pacote de programação de férias da emissora. No mesmo dia, a Globo fez outras experiências, como reprisar episódios de Você Decide no Vale a Pena Ver de Novo, à tarde, e substituir a Sessão da Tarde pelo Festival de Férias (neste caso, mudou apenas o nome, já que o Festival de Férias também era uma sessão de filmes).
Cinco seriados americanos eram exibidos pela manhã na Sessão Aventura, um para cada dia da semana. Às segundas, ia ao ar a série sobre alienígenas Arquivo Roswell (Roswell, no original); às terças, exibia Sheena (não confundir com Xena, a Princesa Guerreira); quarta-feira era dia de Parceiros da Lei (Players); na quinta, era a vez de Stargate (que trazia o eterno MacGyver Richard Dean Anderson); e na sexta, O Homem Invisível (The Invisible Man) encerrava a semana.
Para encaixar a Sessão Aventura na grade matinal, a emissora diminuiu o tempo de duração do infantil Bambuluá. Anteriormente exibido das 9h30 às 12h, a atração protagonizada por Angélica perdeu 45 minutos de duração, ficando no ar até 11h15, quando começava, de fato, a Sessão Aventura. A volta da Sessão Aventura neste horário inusitado era uma tentativa da emissora de elevar seus índices de audiência na faixa matinal, na qual era freguês do Bom Dia e Cia, do SBT, e do Eliana & Alegria, da Record.
Na época apresentado por Jackeline Petkovic, Bom Dia e Cia, quase sempre, liderava a audiência com o poderoso pacote de animações estadunidenses do SBT, que contava com desenhos novinhos em folha da Disney e da Warner. Já Eliana & Alegria, da Record, havia conquistado o seu espaço quando era apresentado ao vivo pela apresentadora Eliana, que comandava games, recebia convidados e exibia o hit Pokémon, que registrava excelente audiência. Por conta desta “guerra de titãs”, a Globo, não raro, acabava amargando a terceira colocação no Ibope. Na verdade, Globo, SBT e Record se equiparavam muito nas manhãs nesta época, e a briga era de igual para igual.
Entretanto, as novas séries da Globo não refrescaram a situação da emissora, não conseguindo fazer frente a Pokémon e aos desenhos do SBT. Por isso mesmo, Sessão Aventura ficou, apenas, três semanas no ar, ou seja, cada uma das cinco séries teve somente três episódios exibidos. Assim, crianças e adolescentes que deram uma chance à “novidade” da Globo, acabaram ficando mesmo a ver navios.
No final de julho, a Globo tirava do ar a Sessão Aventura e devolvia o tempo original de duração ao Bambuluá. O infantil, assim, acabou ganhando o reforço de Goku, já que, no dia em que voltou a ocupar toda a manhã, a atração passou a exibir Dragon Ball Z. Tratava-se da “fase Boo” da série, que, anteriormente, fora exibida até a “fase Cell” pela Band. A Globo conseguiu tirar Dragon Ball Z da Band e se deu bem, já que o anime fez muito sucesso em seu novo canal e ajudou a emissora a voltar a liderar a audiência na faixa da manhã.
Leia também:
Há 17 anos, ia ao ar o último Angel Mix