
Para 2024, a TV Globo vai fazer mudanças em suas transmissões do Carnaval, deixando de lado os jornalistas Maju Coutinho, Rodrigo Bocardi e Aline Medlej. A decisão, no entanto, não foi baseada no desempenho dos profissionais, mas sim na necessidade de aumentar o apelo comercial do evento devido ao fracasso financeiro da edição de 2023.
Veja também:
Na edição deste ano, a Globo enfrentou alguns desafios, com apenas uma cota de patrocínio vendida, para a Brahma, o que resultou em prejuízos. Para reverter esse cenário em 2024, a emissora optou por transformar a transmissão do Carnaval em um evento mais atraente para os anunciantes, com mais oportunidades de exposição das marcas.
Isso levou à exclusão do departamento de Jornalismo, que tradicionalmente comandava as transmissões. No próximo ano, as áreas de Entretenimento e Esportes assumirão o controle da edição, abrindo a possibilidade para a inclusão de elementos publicitários.
A decisão de excluir jornalistas do departamento de Jornalismo se deve às políticas internas da Globo, que proíbem a participação desses profissionais em atividades publicitárias ou a associação com marcas. As transmissões do Carnaval de 2024 no Rio de Janeiro e em São Paulo serão ancoradas por Karine Alves, Alex Escobar e Milton Cunha.

Ainda não foram escolhidos os repórteres que cobrirão os desfiles de Carnaval de 2024, mas eles não serão do departamento de Jornalismo, como era tradicional até o ano passado. Em vez disso, serão repórteres do departamento de Esportes ou de programas de entretenimento, como o Mais Você e Encontro.
A estratégia comercial da emissora oferece um Carnaval “mais leve, mais dinâmico e mais entretenimento,” com “100% dos talentos disponíveis para ações comerciais“. Uma das mudanças mais notáveis é o preço das cotas de patrocínio, que passaram de R$ 42 milhões em 2023 para R$ 23,8 milhões em 2024, sendo oferecidas quatro delas.
As informações são do jornalista Daniel Castro, do portal Notícias da TV.