A Globo ainda luta pelo retorno da F1 em 2025, apesar de comunicado da Band de que vai cumprir o contrato com a Liberty Media. Segundo a coluna de Gabriel Vaquer na Folha de São Paulo, executivos da emissora carioca consideram possível um acordo com a Liberty Media.
Veja também:
Conforme noticiado pelo F5, a empresa detentora de direitos da Fórmula 1, Liberty Media, informou os executivos da Globo de que ainda correm negociações sobre distrato com a Band. Existe possibilidade de transferência dos direitos de transmissão para a Globo ainda para 2025.
Em comunicado no início da semana, a emissora de Johnny Saad informou que faria jus ao contrato. A detentora dos direitos, no entanto, impôs uma multa rescisória proibitiva, mas entende que compromisso da Band com atual contrato é uma jogada de negociação.
A Band faz a transmissão da Fórmula 1 no Brasil desde 2021. No entanto, em 2023, a emissora encontrou desafios em realizar os pagamentos de participação em cotas publicitárias à Liberty Media.
No ano passado uma casa de aposta investiu R$ 20 milhões em uma cota de patrocínio, mas deu para trás no pagamento. A emissora teve que acarcar com a responsabilidade, que virou processo judicial.
No Upfront 2025 da Globo, a emissora fez uma brincadeira alusiva aos rumores de que a Fórmula 1, com saída da Band, iria migrar para a TV Globo.
“Sobre a Fórmula 1, há algumas semanas o assunto de que ela voltaria para Globo ganhou força no mercado e, durante o Upfront, brincamos com essa expectativa“, disseram em comunicado. A Band teria concedido uso do carro de corrida no evento.
Na segunda-feira (21), a Band foi a público com explicações sobre o distrato. Ainda em conversas, diretores executivos da Liberty consideram o compromisso da Band como tática de baratear a multa rescisória de R$ 80 milhões.
“A Band comunica que a transmissão da Fórmula 1 continuará sendo feita por ela até o fim de 2024 e durante todo o ano de 2025, conforme contrato vigente. Após conversas com a Liberty Media, detentora dos direitos do mundial, não se chegou a um consenso em relação ao distrato e a emissora optou pelo cumprimento do contrato”.
O Grande Prêmio do Brasil acontecerá nos próximos dias, e pode ser uma oportunidade de arrecadar mais capital para reinvestir em seus compromissos com a Liberty.
Na manhã desta sexta-feira (25), novo comunicado da Band à imprensa a respeito do assunto: “Não procedem as notícias de que a Band não exibirá a temporada do ano que vem da Fórmula 1. Desde 2021, a emissora está em dia com os pagamentos dos direitos de transmissão para a Liberty Media e cumprirá o contrato, que segue vigente até dezembro de 2025”.